segunda-feira - 15/09/2025
Antirrábica: Mossoró vacinou quase 3.000 cães e gatos no fim de semana
Por: Thiago Braga
A Prefeitura de Mossoró vacinou 2.856 animais, entre cães e gatos, durante o fim de semana. De sexta-feira a domingo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) colocou 15 pontos de vacinação em funcionamento.
A Coordenação de Saúde e Bem-estar Animal, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), colocou pontos extras de vacinação em locais estratégicos, contemplando bairros e comunidades de diferentes regiões do município. Um desses pontos foi o Memorial da Resistência, no domingo, com ação de vacinação durante o "Viva Rio Branco".
Outros bairros que receberam vacinação antirrábica: Parque Universitário; Costa e Silva; Alto da Pelonha; Odete Rosado; Planalto 13 de Maio; Santo Antônio; Paredões; Bom Jardim; Santa Delmira; Parque Verde; Abolição IV; Ilha de Santa Luzia; Dom Jaime Câmara.
A Coordenação de Saúde e Bem-estar Animal orienta que a vacina é voltada para cães e gatos a partir dos três meses, inclusive aqueles que já foram vacinados no ano passado. Os tutores devem ficar atentos aos animais prenhes, enfermos e em tratamento de saúde, comunicando às equipes sobre a situação. Além disso, em caso de animal bravio, a orientação é que o tutor leve o pet com a focinheira no ato da vacinação.
Raiva – É uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem. Ela é de extrema importância para a saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitida por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.
Transmissão - A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização, à extensão e à profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.