segunda-feira - 26/02/2024

Ano letivo 2024 da Rede Municipal de Mossoró é oficialmente aberto

Por: Maricelio Almeida

Está oficialmente aberto o ano letivo 2024 da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. A solenidade que abriu as atividades e também a Jornada Pedagógica foi realizada na noite desta segunda-feira (26), virtualmente, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Prefeitura de Mossoró. Professores, supervisores, gestores e convidados acompanharam a cerimônia.

A solenidade teve como anfitrião o secretário municipal de Educação de Mossoró, professor Marcos Oliveira, que destacou em sua mensagem os avanços registrados em 2023 e as metas para o ano letivo que se inicia, ressaltando, entre outros pontos, a entrega de unidades completamente revitalizadas, de fardamento, mochila e kits escolares para todos os alunos da Rede Municipal e o processo de climatização das unidades de ensino.

“Trazemos os dados de 2023 com muitos resultados positivos alcançados, como, por exemplo, a inauguração da primeira Unidade de Educação Infantil funcionando 100% em tempo integral, a UEI Elineide Carvalho Cunha; a entrega de fardamento, mochila e kits escolares de excelente qualidade; alimentação escolar que contempla também alunos com necessidades nutricionais específicas; realização do Programa de Recomposição das Aprendizagens, o PRA ‘De Olho no Saeb’; lançamento do ‘Prêmio Ideb Mossoró Cidade Educação’, entre outros avanços”, detalhou Marcos.

O secretário ainda ressaltou o importante trabalho desenvolvido pelos professores, mencionando a execução de projetos exitosos, como a VI Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (Fecirme), o processo contínuo de formação dos profissionais da educação, os investimentos realizados na Educação Especial, como a aquisição de carteiras acessíveis, contratação recorde de estagiários, contratação também de Intérpretes de Libras para todos os alunos com surdez e realização, em andamento, de concurso público com oportunidades para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais de Apoio à Educação Inclusiva, entre outras vagas.

“Para 2024, anunciamos que chegaremos a 100% de unidades de ensino climatizadas, a construção de novas escolas e UEIs, ampliação de salas de aula e a continuidade de investimentos expressivos promovidos por meio do ‘Mossoró Cidade Educação’, como a entrega do fardamento, mochila e kits escolares para todos os alunos matriculados na Rede. Continuaremos firmes, SME, professores, gestores, supervisores, técnicos, estudantes e família, porque somente assim conseguiremos entregar uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, disse Marcos Oliveira.

Após a fala do secretário, o público acompanhou a conferência da noite, ministrada pela Prof.ª Esp. Kátia Aquino e pelo Prof. Me. Domingos Sávio, que trouxeram suas contribuições a partir do tema da Jornada Pedagógica de 2024: “Os indicadores de qualidade do novo Fundeb e a práxis educativa na escola”.

Participaram da solenidade de abertura do ano letivo representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), União dos Dirigentes Municipais de Educação no RN (Undime/RN), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), Câmara Municipal, além de técnicos da Prefeitura e coordenadores, gerentes e diretores da SME.

PROGRAMAÇÃO

A Jornada Pedagógica tem sequência nesta terça (27) e quarta-feira (28), com minicursos promovidos por etapas de ensino. Para os professores da Educação Infantil, o tema norteador do minicurso que será ofertado neste dia 27 será “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos necessários”. A atividade acontecerá presencialmente no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), pela manhã e à tarde.

Na quarta-feira (28), será promovido o minicurso “Professores conectados: conversando sobre acolhimento na Educação Infantil”, em sala virtual, cujo link será disponibilizado a partir das 9h.

Para os professores que atuam nos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, serão ofertados, respectivamente, os minicursos “Os multiletramentos e as práticas docentes na contemporaneidade”, dias 27 e 28, manhã e tarde (UnP) e “O uso das metodologias ativas para o êxito na aprendizagem escolar”, também na UnP, no dia 27 (manhã e tarde).

A programação da Jornada segue até o dia 2 de março, com planejamento realizado nas unidades de ensino, antecedendo o início das aulas em todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Mossoró.