segunda-feira - 10/07/2023

Alunos reforçam importância do programa “Jovem do Futuro”

Por: Italo Bruno

A Prefeitura de Mossoró segue incentivando os alunos da rede pública de ensino para se inscreverem no programa “Jovem do Futuro”. Na manhã desta segunda-feira (10), a equipe do Município esteve na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho e na oportunidade os alunos elogiaram a iniciativa, destacando a educação como principal ferramenta de transformação social. O programa visa oportunizar aos alunos acesso a cursos profissionalizantes com incentivo financeiro de 300 reais. O público-alvo são alunos de 15 a 18 anos inscritos no Cadastro Único.

A formação que será ofertada pelo programa “Jovem do Futuro” terá duração de quatro meses e capacitará mil jovens da rede pública de ensino, incentivando o empreendedorismo jovem e possibilitando inserção no mercado de trabalho por meio da educação. As aulas acontecerão aos sábados em vários polos, nas zonas urbana e rural do município.

Os estudantes da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho receberam a Prefeitura com muito entusiasmo. “Estou muito feliz com esse projeto, pois era algo que ainda não existia antes e vai trazer muitas novas possibilidades e oportunidades aos jovens de Mossoró, das escolas públicas. Além disso, vai ajudar financeiramente a muitas famílias, o que é uma coisa muito boa. É incrível tudo isso que o prefeito Allyson está fazendo pela nossa cidade e pela nossa educação”, vibrou o estudante Ícaro Jonatan.

De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), as inscrições que tiveram início no último dia 29 de junho seguem até esta terça-feira, 11 de julho.

A divulgação do resultado preliminar acontecerá no dia 13 de julho. Já a convocação para a entrega da documentação segue com data prevista para acontecer de 17 a 19, com o resultado final em 27 de julho.

“Esse programa é o futuro da juventude e a gente está trabalhando os nossos jovens para que eles possam ter formação cidadã e um curso profissionalizante visando a construção do seu futuro. Estamos chegando na reta final de inscrições, terça-feira (11) se encerram as inscrições e nós estamos passando de escola em escola, motivando os jovens a participarem”, frisou o secretário de Assistência Social, Erison Natécio.

O prefeito de Mossoró também destacou a importância do projeto. “A Prefeitura está oportunizando essa juventude que quer ter uma formação, que quer estar inserido no mercado, que querem ter um caminho. Portanto a Prefeitura de Mossoró, através do programa ‘Jovem do Futuro’, está dando uma oportunidade agora e, claro, preparando para o futuro. Além da oportunidade, ainda terá a chance de receber uma bolsa de 300 reais, é algo gigante e de extrema importância que a Prefeitura está concedendo a toda essa nossa juventude”, enfatizou Allyson Bezerra.

INSCRIÇÃO

Para se inscrever no programa “Jovem do Futuro” os estudantes deverão estar regularmente matriculados na rede pública de ensino municipal, estadual ou federal, ter idade entre quinze e dezoito anos, possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e estar inscrito no Cadastro Único.

O processo de seleção das vagas respeitará um ranking elaborado a partir da menor para a maior renda per capita. Os aprovados serão os candidatos que estiverem mais bem colocados na quantidade de vagas de cada polo.

As inscrições acontecem no formato on-line, através do endereço eletrônico  https://jovemdofuturo.mossoro.rn.gov.br. Confira a íntegra do edital aqui.

CONFIRA VAGAS POR POLO:

Polo 1 (Santo Antônio, Estrada da Raiz, Santa Helena, Bom Jardim e adjacências) – 150 vagas

Polo 2 (Belo Horizonte, Lagoa do Mato, Doze Anos, Alto da Conceição, Boa Vista e Adjacências) – 125 vagas

Polo 3 (Alto de São Manoel, Ilha de Santa Luzia, Planalto 13 de Maio, Alameda dos Cajueiros e adjacências) – 100 vagas

Polo 4 (Barrocas, Paredões e adjacências) – 100 vagas

Polo 5 (Dom Jaime Câmara, Walfredo Gurgel, Liberdade, Sumaré, Bom Jesus e adjacências) – 100 vagas

Polo 6 (Aeroporto, Nova Betânia, Quixabeirinha, Dix-Sept Rosado e adjacências) – 75 vagas

Polo 7 (Abolições e adjacências) – 75 vagas

Polo 8 (Santa Delmira, Redenção, Nova Mossoró, Santa Júlia e adjacências) – 75 vagas

Polo 9 (Vingt Rosado, Pintos, Rincão, Parque Universitário e adjacências) – 50 vagas

Polo 10 (Maisa e adjacências) – 25 vagas

Polo 11 (Jucuri e adjacências) – 25 vagas