sexta-feira - 18/07/2025
Alunos participam de aula prática sobre curso de criação de galinhas poedeiras e produção de ovos
Por: Edinaldo Moreno
Nesta sexta-feira (18), ocorreu o encerramento dos cursos de “Cria e recria de galinhas poedeiras” e de “Galinhas Poedeiras - Produção e comercialização de ovos” com a aula prática no viveiro localizado no Centro Terapêutico Nova Vida (CTNV), na comunidade de Sussuarana, na zona rural de Mossoró. Os cursos tiveram início na última segunda-feira (14).
A ação é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). O curso “Cria e recria de galinhas poedeiras”, do Senar, capacita o produtor rural para manejar aves desde o nascimento até o início da postura de ovos.
Já o curso “Galinhas Poedeiras – Produção e comercialização de ovos”, oferecido pelo Senar, prepara o produtor rural para conduzir uma criação de poedeiras eficiente, com foco tanto na produção de ovos de qualidade quanto na comercialização lucrativa.
A instrutora Maria Damaris destacou a participação dos alunos da região no curso e enfatizou a importância do conhecimento adquirido pelos pequenos agricultores para o desenvolvimento desta importante fonte de renda que é a criação das galinhas poedeiras e comercialização dos ovos.
“A turma foi bem participativa. Já pessoas que já criaram e alguns já têm a produção e, inclusive, a comercialização. Foi muito bom participar deste curso porque aprendi muito também. Algumas situações que o produtor já tem que eu não tinha conhecimento na faculdade apendi com eles. Foi uma troca de aprendizado muito importante”
O titular da Seadru, Faviano Moreira, participou do encerramento do curso e frisou a importante parceria da Secretaria da Agricultura com o Senar para o desenvolvimento das cadeias produtivas na zona rural do município levando diversos cursos relacionados a agricultura familiar.
“”Este é o quarto curso de galinha caipira que a gente realiza neste ano na zona rural de Mossoró e temos como objetivo dar oportunidade de renda para esses agricultores que já tem essa galinha em casa. Com isso trazemos qualificação rural para o homem e a mulher do campo”, disse Moreira destacando ainda que, por ano, a estimativa é a realização de 10 a 12 cursos desta natureza. “Nossa estimativa é sempre qualificar aproximadamente 200 agricultores através deste cursos realizados em diversas comunidades rurais de Mossoró”, acrescentou.
AGRICULTORES
A atividade realizada durante toda a semana na comunidade de Sussuarana contou com a participação de 15 pequenos agricultores que aprenderam o manuseio e técnicas. Michael Jackson Menezes, monitor do CTNV, participou do curso e frisou o aprendizado que adquiriu durante o curso realizado pelo Senar em parceria com a Secretaria de Agricultura.
“Estou muito feliz de ter participado deste curso de galinhas poedeiras. O conhecimento que adquiri foi bastante proveitoso como questão de manejo, ambiente como iniciar a produção. Aproveitei bastante esse curso. Gostei muito das aulas dada pela instrutora do Senar”, disse.
Elias Alves é agricultor e mora na zona urbana da cidade, mas mesmo assim, se deslocou para a comunidade e participou do curso destacando a importância da iniciativa. “Esse curso trouxe para mim um despertar muito positivo porque aprendemos a teoria e que vamos levar para a nossa prática do dia a dia. Esse muito é bom para toda a nossa região”.
Morador do PA Sussuarana, Antônio Cesar é criador de galinhas e falou sobre sua participação e o conhecimento adquirido ao longo do curso. “A experiência de participar do curso galinhas poedeiras foi muito boa. Eu crio galinhas há muito anos e esse curso me abriu possibilidades melhores de criar os animais”.
Célia Maria é agricultora e residente no Sítio Carmo, comunidade vizinha a Sussuarana. “Achei muito importante ter participado deste curso porque aprendemos muito de como criar as galinhas. Esse curso é importante para nós como uma geração de renda e de oportunidade. Digo a vocês agricultores que abracem essas oportunidades de cursos na sua comunidade”.