terça-feira - 08/11/2022

Alunos, pais e professores destacam importância do programa “Mossoró Cidade Educação”

Por: Maricelio Almeida

O lançamento do “Mossoró Cidade Educação”, realizado na manhã desta terça-feira (8), no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini, foi acompanhado por estudantes, pais, professores, diretores, supervisores, membros de toda a comunidade escolar que celebraram os anúncios feitos pela Prefeitura na apresentação do maior programa de investimentos em educação da história do município.

“Vai ser muito bom. É um benefício para os estudantes, que agora vão estudar com mais vontade. Era algo que a gente já esperava há muito tempo, e agora sim eles vão ter um ensino de qualidade”, afirmou Júlia Soares, que é mãe de aluna da Rede Municipal de Ensino.

A Prefeitura de Mossoró apresenta com o programa investimentos que contemplam a educação em todas as suas dimensões: pedagógica, administrativa e financeira, por meio de eixos, como a infraestrutura das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs); novas tecnologias; transporte escolar; formação/capacitação de profissionais; valorização do servidor; garantia da merenda escolar de qualidade para as crianças; entre muitos outros.

“Vai melhorar o nosso ensino, vamos poder usar computador para pesquisas”, disse a aluna Mariana Niele, do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary. “É um programa muito importante, até porque quanto mais for feito por nós, maior será o nosso incentivo para estudar, com ar-condicionado em sala, por exemplo”, acrescentou Andreilson Lima, aluno do 9º ano da Escola Municipal Vereador José Bernardo, localizada na zona rural. “Vai melhorar muito o ensino da escola, tanto para os alunos, professores e também diretores”, acrescentou Antônia Bianca, aluna da Escola Rotary.

Profissionais da Rede Municipal também destacaram os avanços possibilitados pelo “Mossoró Cidade Educação”. “Não é segredo que a educação é que move o crescimento. O programa é uma atitude muito louvável. Sabemos que não é somente a questão de estrutura, o principal investimento é no humano, na formação de profissionais e assistência às famílias”, comentou Adeilson Mendes, professor da Escola José Bernardo. “Esses investimentos são sempre muito bem-vindos, principalmente agora nesse pós-pandemia. São investimentos extremamente necessários”, relatou Regicleide Freitas, professora da Escola Rotary.

Odair Martins é digitador da Escola Vereador José Bernardo e conta que, pela primeira vez, a unidade de ensino recebe investimentos significativos da gestão municipal. “A gente nunca imaginou que isso fosse acontecer com a nossa escola, e hoje a gente está vendo ela sendo reformada, chegando aparelhos de ar-condicionado, que na zona rural ninguém nunca via isso. A gente fica muito feliz com isso, porque mostra que a Prefeitura trabalha na zona urbana e também na zona rural”.

O que vem por aí

Todas as unidades da Rede Municipal de Ensino serão contempladas com ações do “Mossoró Cidade Educação”, que beneficiarão mais de 22 mil alunos, a partir de investimentos como a instalação de mais de 2,2 mil centrais de ar; aquisição de mais de 6 mil equipamentos de informática; mais de 10 mil carteiras novas para todas as unidades de ensino; e mais de 14 mil equipamentos (birôs, armários, lousas, fogões, bebedouros, geladeiras, máquinas de lavar, freezers, aparelhos de TV e muitos mais).

Com o programa, também serão criados Centros de Referência em Educação Integral, sendo o primeiro instalado em 2023, na UEI Elineide Carvalho Cunha (Planalto 13 de Maio), e o Centro Municipal de Tecnologia e Inovação, além de polos para o ensino de cursos de idiomas para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Haverá ainda a distribuição de mais de 66 mil unidades do novo fardamento e kits escolares em 2023, realização de concurso público, bem como a continuidade do trabalho de manutenção, reforma ou construção de escolas e UEIs.