domingo - 03/08/2025
Alunos do programa “Jovem do Futuro” participam de aula prática no curso operador de drones
As aulas práticas fazem parte da segunda etapa do programa, que iniciou no sábado (19) de julho, ofertando capacitação profissional em mais de 30 cursos
Por: Sayonara Amorim
Neste sábado (2), os cursos do programa “Jovem do Futuro”, criado pela Prefeitura de Mossoró e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), foram todos voltados para as novas tecnologias. Entre os cursos ministrados na manhã deste sábado, um deles foi aula prática de operação de drones.
As aulas práticas fazem parte segunda etapa do programa “Jovem do Futuro”, que iniciou no sábado (19) de julho, ofertando capacitação profissional em mais de 30 cursos como Operador de Drone, Assistente Administrativo, Powe BI, cursos na área de culinária e muito mais, onde cada participante pôde escolher em qual se inscrever.

Para a realização do programa “Jovem do Futuro”, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), conta com parceria de algumas instituições que oferecem oportunidades para os jovens se capacitarem para o mercado de trabalho, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
Conforme o diretor de Programas e Projetos do município, Leonardo Martins, neste sábado aconteceram quatro modalidades de cursos no Sest/Senat e um deles foi de operador de drones. “Hoje, um dos cursos ministrados aqui é o de operador de drones, onde os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer desde a legislação ao manuseio do drone”, destacou Leonardo.

Durante a aula, atenção total dos alunos a cada detalhe de como operar o aparelho. “Quando vi o curso pela primeira vez, eu já me interessei e agora que estou fazendo a prática estou achando ótimo. Dá uma ansiedade manusear o drone, mas eu estou gostando”, relatou Nete Silva Torres Araújo, aluno do 2º ano do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O aluno Antônio Martins Morais destacou que está gostando muito do curso e que os conhecimentos adquiridos serão muito úteis para sua pretensão profissional. “Estou achando o curso ótimo. Para mim, que pretendo trabalhar como oceanográfico, aprender a operar o drone está sendo muito importante”, declarou Antônio.

Para o professor Odair Araújo de Oliveira, no curso prático de operador de drones o interesse dos alunos é muito grande. “Nessa parte do curso, os alunos estão aprendendo a decolar, pousar e os emocions. Eles estão aprendendo a operar os controles básicos do drone, eles estavam ansiosos para as aulas práticas e esse curso pode possibilitar aos alunos muitas oportunidades porque o campo de trabalho nessa área é muito vasto”, ressaltou Odair.
