sexta-feira - 01/08/2025

Alunos da zona rural são selecionados para participarem de olimpíadas de astronáutica e foguete no Rio de Janeiro

A Escola Municipal Vereador José Bernardo, localizada no Sítio Passagem de Pedra, foi a unidade da rede municipal classificada para competir na OBAFOG no Rio de Janeiro-RJ

Por: Sayonara Amorim

Lucas Bulcão (Secom\PMM)/SME Lucas Bulcão (Secom\PMM)/SME

 

Sítio Passagem de Pedra. Comunidade simples, com apenas 1.100 habitantes, localizada há menos de 20 quilômetros da zona urbana de Mossoró, abriga uma escola da rede municipal onde os alunos estão fazendo história. Trata-se da Escola Municipal Vereador José Bernardo, unidade que está ilustrando uma página importante em sua trajetória ao classificar três alunos, pela primeira vez, para participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia, Astronáutica e Foguete (OBAFOG), competição que acontecerá na cidade Barra do Piraí- RJ.

A classificação da única escola da Rede Municipal de Ensino de Mossoró para a olimpíada no Rio de Janeiro é atribuída à dedicação e esforço de três alunos da escola. Tayná Pâmela Medeiros, 15 anos; Jayne Karla da Silva, 15 anos, e Victor Emanoel Tertuliano, 15 anos, os três cursam o 9º ano, estudam na mesma sala e compartilham não só dos estudos e das pesquisas, mas também do sonho de vencer através da educação.

Ainda tentando entender tudo que aconteceu a partir do trabalho que desenvolveram, os alunos se dizem surpresos com o resultado e ao mesmo tempo felizes e mais motivados. “Eu comecei a participar da OBAFOG a partir dos professores, que falaram sobre a olimpíada e eu me interessei. Fiz a prova e junto com meus colegas fizemos o foguete de garrafa pet e muitos outros materiais recicláveis e conseguimos esse resultado que a gente nem esperava”, relatou Tayna.

O resultado inesperado, tanto para os alunos quanto para a escola, vem sendo motivo de orgulho para os alunos classificados, para os professores e para a direção da única escola municipal convidada a participar do evento no Rio de Janeiro-RJ. “A gente pesquisou e fez o foguete sem expectativa de vencer, a gente não esperava esse resultado e agora estamos muito ansiosos para participar do evento que vai ser muito importante para nós”, conta Jayne.

Para Victor, que compõe a equipe, ter o foguete que produziram de forma artesanal, porém utilizando todas as informações técnicas e orientações recebidas dos professores, é motivo de muito orgulho, embora declare também ter ficado surpreso com o resultado. “Para produzir esse foguete nós começamos vendo filme sobre o tema e observando a aerodinâmica desse tipo de foguete, então nós conseguimos refazer um foguete utilizando todas as informações que conseguimos nos filmes e com as orientações dos professores. A gente não tinha a esperança de alcançar um resultado tão bom e que ele ganhasse essa repercussão toda”, destacou Victor.

Os três alunos classificados para a OBAFOG não somente estudam numa escola pública municipal da zona rural, eles residem na zona rural. Outro ponto incomum entre eles é que nunca viajaram para outro estado e muito menos de avião. “A nossa ansiedade é muito grande para participar desse evento. Viajar pela primeira vez para outro estado e andar de avião vai ser a realização de um sonho”, ressaltou Tayná.

Para o professor de geografia e ciências e um dos orientadores da equipe da Escola Municipal Vereador José Bernardo, Daniel Souza, o trabalho desenvolvido na escola que busca a interdisciplinaridade incentiva os alunos a participarem das competições e atribui a essa estratégia a classificação dos alunos para a olimpíada. “Aqui na escola a gente sempre busca elaborar as atividades de forma interdisciplinar envolvendo todas as disciplinas da escola. Então essa olimpíada para a qual os alunos foram classificados está associada diretamente ao que vem. E trazer essa olimpíada aqui para a escola incentiva a autonomia dos alunos e os coloca como protagonistas que é o objetivo da escola”, frisou Daniel.

A diretora Carmem Maria da Silva diz estar muito feliz com o resultado alcançado pelos alunos da escola na OBAFOG. “Estou imensamente orgulhosa e feliz com o resultado incrível que nossos alunos conquistaram no lançamento dos foguetes na OBAFOG. Ser a única escola da rede municipal a alcançar esse desempenho é um reconhecimento do esforço conjunto dos alunos, professores e toda a equipe escolar. A participação na Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro representa uma oportunidade única para nossos alunos, pois ampliará os conhecimentos, promoverá a troca de experiências e fortalecerá ainda mais o interesse científico deles. Será uma experiência inesquecível”, relatou Carmem.

O secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, destacou a importância da classificação da escola para a OBAFOG no Rio de Janeiro. “Para nós é uma conquista muito significativa a olimpíada brasileira de foguetes é uma das maiores do país e os nossos alunos da Escola Municipal Vereador José Bernardo se empenharam e agora vão participar representando a única escola classificada para a competição. Inclusive estamos investindo na preparação desses alunos para a competição e estamos com muita esperança de trazer medalha para o nosso município”, acrescentou Leonardo. 

ÚLTIMOS PREPARATIVOS

A 78ª Jornada de Foguetes acontecerá no período de 27 a 30 de outubro deste ano, no Hotel Fazenda Ribeirão, BR 393 (Rodovia Lúcio Meira), km 247, Barra do Piraí-RJ. E para aperfeiçoar ainda mais os conhecimentos teóricos e práticos, os alunos classificados estão recebendo reforço do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/APODI).

Durante todo o dia desta quinta-feira, Tayná, Jayne e Victor participaram da primeira oficina de preparação para a competição. Segundo o professor de física do IFRN - Campus de Apodi - Vladson Galdino, a participação dos alunos da zona rural de Mossoró coloca a escola entre as melhores do país na competição OBAFOG 2025. “A participação de estudantes nesse tipo de competição coloca as escolas do município de Mossoró em pé de igualdade com as melhores escolas do país, e os alunos que irão representar o município estão sendo trabalhados para adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para trazer ótimos resultados a nível nacional”, acrescentou Vladson.

Tags:
Anterior Próximo