sexta-feira - 11/08/2023

Alunos da zona rural participam de aula de campo na Festa do Bode

Por: Italo Bruno

Crianças das escolas municipais das comunidades Sussuarana, Lorena, Camurupim e Chafariz participaram na manhã desta sexta-feira, 11, de uma aventura educacional bem diferente das que já estavam acostumadas. A tarefa do dia foi uma aula de campo na “Festa do Bode” de Mossoró. A alegria e empolgação era notável, sendo vista no semblante, no sorriso e na curiosidade de cada criança. A atividade aconteceu no Parque de Exposições Armando Buá.

Acompanhadas dos seus professores, o destino principal era sempre os animais. Logo que os alunos se aproximavam dos currais e estandes, já se percebia os olhinhos brilhando em um cenário rural divertido, rico de aprendizado e cheio da cultura regional. As vozes animadas competiam com a boa música tradicional tocada de forma suave nos principais locais do evento, criando um clima festivo e deixando a experiência ainda mais cativante.

O aluno Enilson Eric, de 11 anos, do quinto ano da Escola Municipal de Chafariz, falou da sua felicidade de estar em campo conhecendo mais da festa. “O que eu mais gostei foi dos animais, dos bezerros, das cabras, dos bodes e dos cavalos. Eu me sinto aqui muito animado, porque fizeram essa aula especialmente pra gente”, disse.

Ao longo dos diferentes pontos da festa, os alunos se voltavam para as barracas de comidas regionais recheadas sempre de bom sabor, observando também as feiras de artesanato e se encantando com a casinha de taipa construída especialmente para o evento, evidenciando traços da nossa cultura.

Os grandes protagonistas estavam por toda parte: os bodes. Em um ambiente seguro, as crianças buscavam sempre a oportunidade para estarem próximos dos bichinhos, tocando em seus pelos macios e aprendendo cada vez mais da cultura local. Na ocasião, foi ensinado como esses animais desempenham um papel crucial na agricultura sustentável do nosso município.

A professora Rosalane Pinheiro, da Escola Municipal Francisco Bezerra de Maria, da comunidade Lorena, destacou a importância de trazer os alunos para o evento. “É um momento muito importante para os nossos alunos, apesar de eles já terem uma vivência nas suas comunidades, mas é um momento de interação entre as outras escolas”, frisou.

Sem dúvidas, os alunos voltaram para a escola levando consigo as lembrancinhas do evento e um entendimento mais aprofundado das tradições locais, da importância da agricultura e da lição cultural de campo, que transcende os limites também da sala de aula.