quarta-feira - 21/02/2018

Alunos da Rede Municipal receberão noções de escotismo

Nesta quarta-feira, 21, grupos de escoteiros e desbravadores de Mossoró foram até a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMEEL). O objetivo da visita foi apresentar a secretária Municipal de Educação, Magali Rebouças, uma proposta de parceria com a Prefeitura de Mossoró para implantar nas escolas da Rede Municipal de Ensino as noções do escotismo. Magali Delfino recebeu os visitantes em reunião, que também contou com a presença do vereador Francisco Carlos. “É com muita satisfação com recebemos os escoteiros e desbravadores que estão com o objetivo de contribuir de forma voluntária na educação dos nossos alunos da Rede Municipal de Ensino. Já há uma parceria entre as nossas escolas e esses grupos, mas agora é preciso produzir um documento para tornar essa parceria formal e ainda mais benéfica para os nossos alunos. Estamos aqui para trocar ideias, ouvir e lançar propostas para levar essa parceria adiante”, disse a secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer. “Esse é um primeiro encontro, vamos ainda realizar outros para amadurecer a ideia dessa parceria entre os grupos de escoteiros e desbravadores com as escolas municipais. Vamos colaborar na elaboração da minuta do projeto para que ele seja apresentado à secretária Municipal de Educação, Magali Delfino, e a prefeita Rosalba Ciarlini. O projeto deve especificar de que forma os grupos irão atuar nas escolas para que as crianças possam ter as noções sobre o escotismo”, explicou o vereador Francisco Carlos. O Escotismo foi fundado em 1907 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. É um movimento juvenil mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Lei do Escoteiro, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. A prefeita Rosalba Ciarlini, quando estava a frente do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, sancionou a Lei nº 9.453, de 04 de fevereiro de 2011, que autorizava o Poder Executivo Estadual a colocar em prática o Projeto Escotismo nas escolas da Rede Estadual de Ensino. “A iniciativa da prefeita Rosalba Ciarlini, quando ela era governadora do estado, contribuiu positivamente no movimento escoteiro em todo o Rio Grande do Norte. Em apenas três anos o movimento passou dos 1.300 membros para cerca de 5.000 filiados”, destacou Cleftone Holanda Rocha, do grupo Escoteiros do Ar Carcará.