terça-feira - 05/09/2023

Alunos da Rede Municipal integram projeto de Doutorado sobre argumentação

Por: Maricelio Almeida

Projeto de pesquisa desenvolvido pela professora Débora Praxedes, da Rede Municipal de Mossoró, tem incentivado o ensino de argumentação em sala de aula, de forma dinâmica e utilizando a tecnologia como ferramenta auxiliar nesse processo. A iniciativa, que faz parte do curso de Doutorado da docente, contempla alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Manoel Assis.

“O projeto tem o intuito de promover, cada vez mais, a formação de sujeitos desenvoltos para o raciocínio lógico, crítico, criativo e ético dentro e fora da escola. É nesse contexto que estamos oportunizando aos discentes a promoção da consciência cidadã, por meio do trabalho com a argumentação como prática social, como também o desenvolvimento da competência da cultura digital, tal como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, pontuou a professora.

O trabalho acontece por meio de oficinas de multiletramentos. Nesta terça-feira (5), foi realizada a quinta oficina, de uma série de seis, abordando a produção e edição de áudio. “Os alunos utilizam diversas ferramentas e plataformas digitais, como a criação de um perfil no instagram para compartilhar as produções argumentativas (instagram.com/argumentacaoemma), roteiro de podcast, spotify, youtube, canva e padlet”, explicou Débora Praxedes.

Os alunos estão produzindo, a partir das oficinas, textos argumentativos sobre temáticas que circundam os perigos virtuais que os rodeiam, como, por exemplo, cyberbullying, discurso de ódio, cultura de cancelamento, fake news, compartilhamento de dados pessoais, entre outras problemáticas que estão presentes na sociedade contemporânea.

“Tem sido excelente, porque uma das habilidades que a disciplina requer é a produção de textos argumentativos e de oralização desses. Então, ao mesmo tempo, em que a gente trabalha a parte estrutural, a gente trabalha o aluno para que ele tenha uma maior habilidade oral”, afirmou o professor Pablo Moura, que leciona Língua Portuguesa na Escola Manoel Assis.

As produções são desenvolvidos por meio de cinco equipes, intituladas The Power Girls, Argumentadores sem Tutti Frutti, Argumentação Discente, Alunos Argumentadores e Prodígios Argumentadores. Os alunos estão empolgados com a novidade e convidando toda a população mossoroense para refletir, discutir, comentar e interagir argumentativamente sobre problemas sociais presentes na sociedade contemporânea.

“Eu sou uma pessoa que tinha muita dificuldade de argumentar, tinha medo de expor minhas opiniões. Com esse projeto, eu deixei de ter esse medo, comecei a argumentar mais em redes sociais. É muito importante, até mesmo para o IFRN, que a gente vai fazer esse ano, está me ajudando bastante”, comentou a estudante Maria Cecillya.

“Gostei muito de uma oficina que a gente teve com quatro temas, e cada dupla tinha que argumentar sobre um. Foi muito bom, as pessoas aprenderam bastante, várias pessoas que às vezes a gente nunca via nem falar na sala de aula, argumentaram, e isso mostra muito a produtividade do projeto”, complementou a aluna Ana Lívia.

Ana Lívia

Ryan Felipe também aprovou o projeto. “Eu posso aprender ainda mais a criar uma opinião para discutir sobre um problema. São vários temas que estamos abordando aqui, como cyberbullying, fake news, assuntos que estão muito presentes na nossa sociedade”, afirmou.

Ryan Felipe

“Gostei muito do projeto da professora Débora, porque é um aprendizado que eu vou seguir para a vida, para o Ensino Médio, onde eu vou argumentar para agir no mundo. E é um projeto muito especial, muito importante, porque a argumentação está no nosso dia a dia, está envolvida em tudo”, concluiu o aluno Aldair Filho.