Alunos da Educação Infantil municipal visitam Feira de Orgânicos da Agricultura Familiar
Atividades integram “Semana do Bebê” e “Mês da Primeira Infância”.
Por: Thiago Braga
Na manhã desta quinta-feira (21), alunos da Unidade de Educação Infantil (UEI) Amélia Ferreira de Souza visitaram a Feira de Orgânicos da Agricultura Familiar, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). A programação desenvolvida pela Prefeitura de Mossoró integra as atividades da “Semana do Bebê” e “Mês da Primeira Infância”.
Na ocasião, os alunos receberam informações acerca da alimentação saudável, com destaque para relação com o meio ambiente e práticas de sustentabilidade. Um momento oportuno para incentivar as crianças desde cedo a adotarem hábitos alimentares saudáveis.
Além disso, a ação trouxe atividades de adivinhação de alimentos, entrevistas e diálogos das crianças com os feirantes. Houve ainda atividade sensorial com folhosos, degustação de bolo de beterraba e momentos lúdicos com músicas relacionadas à temática.
A ação conjunta entre Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve a participação e apoio da coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) Alvanir Almeida; Ivana Moraes, assistente social; Janielly Mendonça, coordenadora da Política de Saúde da Criança e Adolescente; e da coordenadora da Educação Infantil do município, Marta Guedes, bem como da diretora e professoras da UEI Amélia Ferreira de Souza.

“SEMANA DO BEBÊ” - É uma iniciativa de mobilização social pela primeira infância, realizada anualmente em diversas cidades do Brasil, visando promover a atenção e os cuidados necessários para crianças de até 6 anos, enfatizando a importância de garantir o desenvolvimento integral desde os primeiros anos de vida. A iniciativa busca tornar a sobrevivência e o desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios.
“MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA” - A campanha acontece em todo o país no mês de agosto. O período é voltado à promoção e conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes, às crianças de até seis anos e às famílias. A primeira infância compreende o período de zero a seis anos.
