segunda-feira - 26/04/2021

Alunos aprendem sobre bioma Caatinga através de cartilha educativa

Por: Thiago Braga

Na próxima quarta-feira, 28, é comemorado o Dia do Bioma Caatinga. Para marcar a data, uma cartilha digital educativa sobre o tema foi elaborada e será distribuída para alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa é da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), através da Gerência Executiva de Educação Ambiental, em parceria com as secretarias de Educação e de Cultura.

O material foi produzido a partir de pesquisas realizadas pela Gerência de Educação  Ambiental com a finalidade de tornar o bioma Caatinga mais conhecido entre as crianças da rede de ensino do Município. “A Cartilha tem a finalidade de chegar até as escolas da rede municipal de ensino e fazer com que as crianças conheçam mais da nossa fauna. A partir desta semana, queremos encaminhar para as escolas. Nós fizemos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para que a cartilha chegue às crianças”, ressaltou Zildenice Guedes, Gerente Executiva de Educação Ambiental.

“Despertar nas crianças o interesse pela nossa Caatinga é importante ação para desenvolver nelas também a consciência ecológica, a responsabilidade pela sua preservação. A cartilha desenvolvida pela Secretaria Municipal Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) é importante ação nesse sentido. A Secretaria Municipal de Educação e a SEIMURB juntas também para a educação ambiental”, destacou Hubeônia Alencar, secretária municipal de Educação.

Além do caderno para colorir digital, o material acompanha um vídeo explicativo que auxilia no uso do material. Nós trabalhamos com a parte escrita e a Secretaria de Cultura, através da Escola de Artes, produziu um vídeo explicando a cartilha, tornando o material didático. A medida que a criança vai pintando a cartilha, interage com o vídeo que explica de uma forma muito lúdica a importância desse bioma para nós”, explicou Zildenice Guedes.

“Enquanto pedagogo me identifico muito com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental. Então, resolvemos colaborar de forma voluntária para construção desse vídeo. É uma iniciativa de suma importância, pois as entidades culturais devem ajudar na administração pública neste processo de educação que é de responsabilidade de todos”, frisou Thiago Bento, gerente executivo de Cultura.

Foto: Wilson Moreno/PMM