terça-feira - 06/08/2019

Agricultura divulga cursos, oficinas e seminários que serão realizados durante a Festa do Bode 2019

A Festa do Bode 2019, que será realizada entre os dias 15 e 17 deste mês, contará com uma programação de cursos, oficinas e seminários, voltadas para os agricultores, criadores e produtores rurais, com objetivo de fortalecer a cadeia da caprinovinocultura, com treinamentos e capacitações.

“O objetivo é a atualização na parte de manejo, toda a técnica, além da comercialização dos produtos”, explicou o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, Edmar Filho.

Os cursos e oficinas serão realizados no Parque de Exposições Armando Buá e os seminários na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

As inscrições podem ser feitas através do telefone: 3315-5189, das 7h às 13h.

CURSOS E OFICINA

CURSOS

DIA 15/08/2019 (QUINTA-FEIRA)

Consultoria Tecnológica e Treinamento em Processamento de Carnes Caprina, Ovina e Suína.

Instrutor: Francisco Hélio Andrade da Silva (SENAI / SEBRAE) – Turma I (08 horas) – 15 vagas

7h às 11:00h / 13h às 17:00h

Estratégias para a valorização de Carne e derivados de Caprinos e Ovinos (20 horas) – 20

vagas

Instrutores: Dra. Débora Andréa Evangelista Façanha; Dra. Jacinara Hody Gurgel Morais Leite; e MSc. Wallace Sóstene Tavares da Silva (UFERSA)

8h às 12:00h / 14h às 18:00h

OFICINA

Painel de Custos de Produção de Caprinos e Ovinos

Instrutores: Cícero Cartaxo de Lucena (Embrapa Caprinos e Ovinos); e Klinger Aragão Magalhães (Embrapa Caprinos e Ovinos) – 15 vagas (agricultores)

8h às 12:00h

DIA 16/08/2019 (SEXTA-FEIRA)

CURSOS

Instrutor: Francisco Hélio Andrade da Silva (SENAI / SEBRAE) - Turma II (08 horas) – 15

vagas

7h às 11:00h / 13h às 17:00h

Palestras do dia 16/08 (Sexta)

Cadeia produtiva da ovinocaprinocultura (Manhã – 08:00 h a 12:00 h) – 200 vagas

1. O reuso da água na produção de forragem para ovinos e caprinos. Dr. Miguel Ferreira Neto, Engo Agrônomo, professor da UFERSA.

2. Principais enfermidades em caprinos e ovinos. Dr. Carlos Henrique de Souza, Médico veterinário, educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RN), consultor terceirizado do SEBRAE, cooperado da Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócio e médico veterinário da Prefeitura Municipal do Alto do Rodrigues.

3. Mineralização para ovinos e caprinos: necessário para produção animal. Vitor Lucas de Lima Melo. Zootecnista, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal da UFERSA.

4. O potencial do cordeiro no desenvolvimento mercadológico da ovinocultura no Nordeste. Engo Agrônomo, professor aposentado da UFERSA.

Desenvolvimento rural (Tarde - 14:00 h a 16:00 h) – 200 vagas

1. Mercado institucionais, uma nova proposta de comercialização para os produtos da Agricultura Familiar. Fagner Brito, Engenheiro Agrônomo e Analista em Extensão Rural.

2. A importância da adesão dos serviços de inspeções municipais dos produtos de origem animal, ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI. Roberto Carlos Razera Papa, Superintendente Federal da Agricultura no Estado do Rio Grande do Norte – SFA/RN.

3. Sistemas de informações Geográficas como ferramenta de planejamento para o manejo da

Meliponicultura. Victor Hugo Pedraça Dias, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciência Animal e Analista em Extensão Rural.

4. Programa Estadual de produção e conservação de forragem. Marcos Fábio de Oliveira Pereira, Assistente em Extensão Rural.