quarta-feira - 27/10/2021

Agricultores recebem assessoria técnica para produção e comercialização de orgânicos

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) realizou assessoria técnica em comunidades rurais sobre a produção e comercialização de produtos orgânicos. As equipes da pasta municipal estiveram no Assentamento Jurema, Paulo Freire, Serra Mossoró e Santa Elza.

Gerente executivo do Desenvolvimento Rural, Raniere Barbosa informou que no Assentamento Jurema há duas famílias beneficiadas com o projeto do Sebraetec. No assentamento, a assessoria vai acompanhar essas famílias pelo período de 180 dias.

“No Assentamento Jurema foram feitas atividades de planejamento de hortas. Fizemos também anotações de saída e entrada e planejamos o sistema como um todo fazendo algumas orientações técnicas no sentido de conduzir as hortaliças. No Jurema, vamos acompanhar duas famílias no período de seis meses consecutivos planejando toda a atividade desde o plantio até a parte da comercialização”, disse Raniere que ainda ressaltou que haverá também coleta de solo.

“Dentro desse processo vai ter coleta de análise de solo para que possa fazer a indicação na produção da horta. Vamos realizar orientações técnicas de controle de insetos e planejaremos atividade com a família. Cada agricultor tem uma demanda diferente dentro das suas necessidades. Lá se planta hortaliça: alface, coentro, rabanete, cebolinha, pimentão...”.

O assentamento Paulo Freire, no polo Maísa, também recebeu a visita do consultor técnico. A localidade tem dois agricultores que trabalham na parte de hortaliças. Raniere Barbosa informou que esta foi a segunda visita à localidade.

“O Assentamento Paulo Freire tem dois agricultores que plantam hortaliças. Esses agricultores receberam desde a primeira visita um plano de ação. Realizamos lá também a aplicação de questionário para mapeamento das atividades”.

Agricultores da Serra Mossoró também receberam orientação para a produção de orgânicos. Raniere Barbosa destacou que os dois agricultores visitados possuem o processo de certificação de OCS, que é a organização de comercialização direta de venda ao consumidor.

“O agricultor já vem trabalhando a parte de orgânicos há muitos anos e já está num processo bem avançado nessa parte. A consultoria vem ajudá-lo a amenizar eventuais problemas no processo da horta. Nós nos deparamos com o processo de controle de praga, que eles já vêm usando. Tem uma alternativa melhor de combate com produtos alternativos na perspectiva da agricultura orgânica”.

Em Santa Elza, a equipe da SEADRU também realizou a consultoria técnica para dois agricultores de produtos orgânicos. Raniere Barbosa salienta que foi encontrada uma dificuldade nas propriedades desses produtores.

“A dificuldade encontrada em Santa Elza foi a nematoide. Nós já orientamos os agricultores. Ele já está fazendo a prática de manejo para controle da nematoide, que é um micro-organismo do solo que danifica o sistema radiocular das plantas. Introduzimos lá uma outra prática de forma que na próxima consultoria possamos amenizar o problema”, concluiu.