segunda-feira - 29/03/2021

Agricultores comemoram visita de veterinário para acompanhamento de animais

Por: DIRETI

Agricultores da zona rural de Mossoró estão comemorando e agradecendo a visita do médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural para acompanhamento dos animais nas comunidades rurais do município. As visitas aconteceram nas comunidades de Mulunguzinho e Hipólito I e II.

Todos eles destacam a iniciativa da pasta municipal em disponibilizar um profissional para realizar essas visitas e que há muito tempo não havia a ida do médico veterinário para esse trabalho de acompanhamento.

A agricultora Maria Antônia, da comunidade de Mulunguzinho, agradeceu a Prefeitura de Mossoró e a Secretaria de Agricultura pelo envio do veterinário. “Agradecemos a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura por ter mandado o médico veterinário para fazer esse trabalho de acompanhamento aos animais no Assentamento Mulugunzinho. Agradeço em nome de todos os moradores”.

“Gostei da visita do veterinário aqui na minha residência. Fazia tempo que não tinha. É muito importante a gente ter o conhecimento do manejo dos animais. Às vezes você está fazendo uma aplicação que você não tem o conhecimento correto de como dever ser o procedimento. Isso continue se repetindo e que o agricultor ganhe com esse trabalho. Eu peço que continue não só para mim, mas para toda a comunidade”, enfatizou o agricultor Gilvan, que também mora no Mulunguzinho.

A agricultora Maria Gomes de Brito lembrou que os pequenos criadores de animais também têm direito da visita de um profissional para acompanhar os animais. Ela disse que muitos animais morreram por falta de assistência.

“Ninguém nunca tinha se lembrado que o agricultor tinha direito de vir um veterinário visitar a nossa comunidade e os nossos animais. Morreu muito animal aqui no passado e não apareceu ninguém”.

“Nunca tinha tido uma visita dessa no meu curral. Graças a Deus fui contemplada com essa visita e estou gostando muito. Sempre quando um animal adoecia eu que ia até Mossoró procurar um veterinário para tirar as dúvidas. Foi a primeira vez que veio um médico veterinário aqui”, destacou a agricultora Iramar Francisca da Silva, moradora do Hipólito.

O médico veterinário Igor Marcelus Lucas Lima informou que manejo, vacinação, manejo, nutrição, falta de mineralização, entre outros são os problemas mais comuns encontrados nessas visitas realizadas. Ao todo, mais de 500 animais foram atendidos.