terça-feira - 14/03/2023

Agricultoras participam de evento focado na cidadania, educação e saúde

Por: Edinaldo Moreno

Com enfoque de levar para a mulher agricultora de Mossoró e de cidades vizinhas diversas ações na questão da saúde, cidadania e educação, diversas entidades realizaram evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 deste mês.

A ação foi desenvolvida pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e da Gerência Executiva de Mossoró do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).

“A programação começou com a palestra do INSS sobre seguridade social, onde as mulheres puderam ter um momento de perguntas e tirar suas principais dúvidas. A gente percebe que é um gargalo na hora que a mulher vai requerer um benefício no INSS. A trabalhadora rural, que muitas vezes não participa de algumas atividades e deixa a cargo do homem, quando vai requerer o benefício tem muita dificuldade”, explicou Alexandre Dantas, extensionista da Emater.

Diretora do Centro de Produção de Mudas, Ocimara Fernandes participou do evento e representou a Seadru. Ela destacou a iniciativa e também ressaltou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Mossoró na zona rural.

“A Secretaria de Agricultura está como facilitadora para proporcionar a mulher do campo essas atividades que estão sendo desenvolvidas. O trabalho e a assistência ao homem e mulher do campo ocorre durante todo o ano. Estamos diariamente no campo para fazer com o que o homem e a mulher sejam assistidos da melhor forma possível, tendo acesso a todos os serviços”.

Luana Clementino, agricultora do Assentamento Favela, disse que essas ações voltadas para a mulher agricultora são esclarecedoras para que elas saibam de seus direitos. “Muitas agricultoras não têm acesso a essas ações e atividades que estão sendo desenvolvidas. É muito importante esses esclarecimentos aos direitos previdenciários da mulher”.

A ação aconteceu no Centro de Práticas Dom João Costa, pertencente à Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. A programação do contou com rodas de conversa, atendimento nutricional, orientação sobre requisitos exigidos para concessão de direitos previdenciários, benefícios e demais serviços ofertados pelo INSS, especialmente para o público feminino, além de fisioterapia para o público-alvo.

Tags:
Anterior Próximo