quinta-feira - 05/10/2023

Agricultoras da comunidade de Quixaba recebem certificado de curso de polpa de frutas

Por: Edinaldo Moreno

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (4), a entrega dos certificados de capacitação da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para mulheres do Assentamento Quixaba.

As agricultoras participaram do curso de processamento de polpa de frutas. As mulheres adquiriram habilidades para evitar desperdício de frutas sazonais, armazenando-as em polpas. Ao todo, 14 agricultoras da comunidade estiveram na capacitação.

Esse conhecimento técnico promove a segurança alimentar na comunidade, permitindo o consumo durante todo o ano, como as frutas de cajarana que eram desperdiçadas.

“Todos os cursos que realizamos promovem ou possibilitam ao agricultor e a agricultora conseguir ter uma fonte de renda, desde curso de preparo, fabricação de polpas de frutas, até curso de tratorista, operador de retroescavadeira. São cursos que podem garantir autonomia ao agricultor e gerar renda. É muito importante a ação de capacitação, uma vez que esse conhecimento garantirá uma maior renda para o homem e à mulher do campo”, destacou o secretário de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira.

A entrega iniciou no final de semana passada e prosseguirá nos próximos dias em mais três comunidades rurais do município. Hoje (5) a entrega ocorrerá no Hipólito. Amanhã (6), em Passagem de Pedra. E na próxima terça-feira (10) na APAMA e em São Romão. Os diplomas começaram a ser entregues no último sábado (30), na comunidade Jucuri.

Os cursos realizados pela Prefeitura de Mossoró em parceria com o Senar permitem que os agricultores tenham uma renda extra a partir desses aprendizados que vão ser originados através desta ação. Além disso, podem capacitar também as pessoas para o mercado de trabalho, como, por exemplo, curso de tratorista, de retroescavadeira.