sábado - 23/08/2025
"Agosto Lilás": Prefeitura realiza blitz educativa no Centro de Mossoró
Por: Thiago Braga
Neste sábado (23), a Prefeitura de Mossoró realizou blitz educativa alusiva à campanha "Agosto Lilás". A ação com concentração na Praça do Pax, no Centro, foi uma iniciativa da Guarda Civil Municipal, por meio da Patrulha Maria da Penha.
A Guarda Civil Municipal aproveitou o momento para reforçar a campanha de conscientização no combate a violência contra a mulher. Um trabalho que é realizado todos os dias em Mossoró, mas no mês de agosto, as ações são intensificadas.

"É uma campanha que ocorre em todo o país, no mês de agosto, pois a Lei Maria da Penha foi sancionada em agosto de 2006. O objetivo é realmente a conscientização pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher e aqui em Mossoró a prefeitura vem muito forte com essa campanha através da Secretaria de Assistência Social e da nossa Secretaria de Segurança Pública com a Patrulha Maria da Penha. Um pelotão que trabalha todos os dias do ano com essa temática de violência contra a mulher, a gente vai conscientizando a população nos seus diversos lugares, tanto em locais públicos, como também empresas privadas, levando essa mensagem para toda a sociedade, dos tipos de violência, como denunciar aqui em Massoró", explicou Lilian Cynthia, subcomandante da GCM.
Na blitz educativa, pedestres e condutores de veículos, bem como comerciantes do entorno da rua Coronel Gurgel receberam material informativo sobre a campanha. Além disso, as agentes de segurança, orientaram o público sobre quando e como denunciar a violência contra a mulher.

"A nossa Patrulha da Maria da Penha, nesse mês de agosto, desempenha um trabalho importantíssimo de divulgação. É um mês que se intensifica as ações educativas, levando conhecimento para toda a população. É um mês que são realizadas muitas palestras, momentos tanto nos equipamentos municipais como também em equipamentos particulares. A nossa Lei Maria da Penha, nesse mês, completou 19 anos, mas nesses momentos a gente percebe que é uma lei que ainda precisa de muita divulgação. A população ainda tem muito pouco conhecimento dos tipos de violência, de como acionar, de fato o que é uma violência, então mostra a importância desse trabalho", destacou Gabriela Saiara, comandante da GCM.

"Um mês que tem um propósito muito claro, que é esse reforço, esse fortalecimento da luta contra a violência das mulheres, mulheres essas que diariamente passam por violência. Um trabalho importante que nesse mês é intensificado", acrescentou Gabriela Saiara.

Parceiros da Prefeitura de Mossoró também participam da atividade, como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, em Mossoró e do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Mossoró.
"É de uma importância muito grande estar aqui realizando conjuntamente com a Patrulha Maria da Penha esse trabalho excelente com a organização da prefeitura no combate à violência contra a mulher. Estamos aqui reunidas, com uma rede de proteção a mulher, um conjunto integrado, que tem o seu trabalho de excelência exercido pelas meninas", declarou Flávia Adriana, vice-presidente da comissão OAB Mulher Mossoró.


"Nós temos uma rede muito boa em Mossoró, uma rede muito forte. A parceria do Juizado com a Guarda Municipal, com a Prefeitura Municipal de Mossoró é muito forte. A Patrulha Maria da Penha tem salvado vidas. A gente dá parabéns à Prefeitura, parabéns à Patrulha. A rede de proteção a mulher nesse mês de agosto, todos os dias estamos nas ruas, em vários lugares, para dizer às mulheres, denunciem, tem uma rede para lhe proteger. Sociedade, vamos deixar de cometer violência contra as mulheres", evidenciou Helena Leite, assistente social do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Mossoró.
"Existem cinco tipos de violência doméstica. Se você é acometida, se você conhece alguém que sofreu ou que sofre não se cale e denuncie, não se omita porque se você estiver ou souber que alguém corre risco e não tem coragem de denunciar, está praticando crime de omissão de socorro", frisou Flávia Adriana.
