quinta-feira - 17/08/2023

“Agosto Dourado”: UBSs de Mossoró promovem ações de incentivo ao aleitamento materno

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró segue com ações alusivas à campanha “Agosto Dourado”, que visa o incentivo ao aleitamento materno. No mês temático, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça o trabalho realizado na área com programação em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros equipamentos que integram a rede.

No conjunto Santa Júlia, a UBS Dr. Clodovil Cavalcante da Silva promoveu nesta semana uma roda de conversa com as usuárias atendidas pela equipe. No encontro, os profissionais de saúde abordaram junto ao público a importância do leite materno e incentivo à amamentação.

A ação promovida também faz parte da programação da “Semana do Bebê” e destacou ainda os benefícios do leite materno para a criança, na saúde física e mental. Ademais, a roda de conversa abordou outros aspectos como elo criado entre mãe e filho por meio da amamentação; promoção da saúde das mães e filhos; orientações nutricionais.

Em Mossoró, a campanha traz como tema "Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães que trabalham". Atividade na UBS do conjunto Santa Júlia contou com as participações da Dra. Rafaelly Fernandes (médica); Clézia Cavalcante (enfermeira); Suelda Maria de Araújo (agente comunitária de Saúde).

"AGOSTO DOURADO" – No Brasil, a campanha "Agosto Dourado" foi instituída pela Lei n.º 13.345, de 12 de abril de 2017. Durante o mês de agosto, ações são intensificadas para conscientização sobre a importância do leite materno e da amamentação.

SEMANA DO BEBÊ – A iniciativa é uma das principais estratégias de mobilização social da primeira infância (crianças de 0 a 6 anos). Entre os seus objetivos está assegurar a atenção adequada para as crianças nessa faixa etária, promovendo o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil. Em 2010, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) sistematizou a mobilização para disseminar a “Semana do Bebê” em todo o país.