terça-feira - 23/08/2022

"Agosto Dourado": AMI realiza encerramento de campanha nesta sexta-feira com roda de conversa

Por: Edinaldo Moreno

O Ambulatório Materno Infantil (AMI) encerra nesta sexta-feira (26) a campanha “Agosto Dourado”, que simboliza o incentivo ao aleitamento materno. O evento começará às 8h e terá uma roda de conversa e café da manhã para a equipe do órgão e usuários.

Durante todo o mês o órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu diversas ações relacionadas a importância do aleitamento materno. Foram tratados temas como “mitos e verdades sobre a amamentação”; “a importância da amamentação e da doação do leite materno”; “Aspectos emocionais na amamentação”; entre outros.

“O 'Agosto Dourado' é uma campanha de luta pelo incentivo da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê, porém, ela deve ser incentivada até os dois anos de vida da criança”, disse Luanda Mezaab, coordenadora de Política de Amamentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde.

“Apesar da amamentação ser um ato natural da mãe, ela é descontinuada antes do tempo porque essa mulher retorna ao trabalho muito cedo, muitas vezes não tem uma rede de apoio da família e até mesmo por falta de conhecimento sobre os benefícios do leite materno”, acrescentou.

O leite materno contém todos os nutrientes que são necessários para o desenvolvimento da criança, além de gerar proteção imunológica. “Crianças que são amamentadas adoecem menos e se recuperam mais rápido”, destacou Luanda.

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017, que determina que, no decorrer do mês de agosto serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.