segunda-feira - 27/04/2020

Adolescentes têm aulas de vídeo dentro do projeto História das Histórias

O projeto ‘História das Histórias: nas trilhas do cordel’ teve mais uma etapa nesta segunda-feira, 27. As ações estão acontecendo de forma remota, através dos profissionais no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

De acordo com a supervisora do projeto, Jordana Gurgel, como os adolescentes não podem vir até o CREAS, devido às medidas de prevenção ao coronavírus, os professores estão gravando aulas em vídeo, revisando o que já foi visto nas aulas de música e desenho. “O contato é feito através da equipe do CREAS que supervisiona as medidas socioeducativas. A Secretaria do Desenvolvimento Social disponibilizou um chip exclusivo para estas aulas e também para manter o contato com os adolescentes”, explicou.

No momento estão sendo acompanhados cerca de 15 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. “As aulas de vídeo são enviadas semanalmente, os educadores vão mantendo o contato, para saber como eles estão. Agora vamos começar a entrega de mantimentos, e teremos um contato mais direto”, continuou Jordana Gurgel.

Segundo a professora de música, Roberta Lúcia, é um desafio manter a atenção dos alunos sem eles estarem no equipamento. “De certa forma eles estão só como ouvintes, sem os instrumentos. Eles podem acompanhar as revisões, mas não estão com os instrumentos. Nós ficamos tentando manter o interesse deles”, afirmou.

Dentro do projeto, as oficinas são ministradas por professores de música, cordel e xilogravura. Nas aulas de música presenciais, os alunos aprendem noções sobre canto e instrumentalidade, tendo contato com violão, sanfona, pandeiro, entre outros instrumentos musicais. Nas aulas de cordel são ministradas através de histórias contadas pelos próprios adolescentes a produção inscrita de cordéis. Já na xilogravura eles aprendem a arte de gravuras em papel e madeira, sendo possível ilustrar as histórias autorais.

O “História das Histórias: na trilha do cordel” é uma realização da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude, atribuído ao serviço de medidas socioeducativas de meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade), com objetivo de contribuir para o acesso a direitos e à importância de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens.

O projeto tem parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), o Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e o Banco Santander (Programa Amigo de Valor).