sexta-feira - 28/07/2023

Ações preventivas marcam o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais no PAM do Bom Jardim

Na manhã desta sexta-feira (28), a Prefeitura de Mossoró realizou programação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais. As ações fazem parte da campanha "Julho Amarelo" e foram realizadas no Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim).

Na ação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu testagens rápidas com o público presente no equipamento de saúde. As atividades foram realizadas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

“Hoje, estamos iniciando o ciclo de orientação direcionada que vai até o final de agosto. Essa atividade permanecerá em todos os nossos equipamentos. É uma campanha nacional de fomento às ações que já são realizadas no dia a dia. Todas as ações realizadas hoje são feitas na nossa rotina. No entanto, neste período, aqui no CTA e nas UBSs, bem como os demais equipamentos de saúde, estão enfatizando as atividades ao público para vir realizar os testes”, destacou Kelly Formiga, assistente social.

As ações tiveram boa adesão por parte do público que frequentou o equipamento nesta manhã. “Eu vim aqui com meu marido fazer um exame e aproveitei a ocasião para participar desta ação. É bom para saber como está a nossa saúde. É muito importante isso”, disse a dona de casa Zilma Nunes.

Além dos testes rápidos, a programação ainda disponibilizou ao público material educativo, distribuição de preservativos e imunização. “Nós estamos disponibilizando ao público do PAM vacinação dentro da ação do ‘Julho Amarelo’. Estamos com as vacinas contra hepatite, Covid-19 e Influenza. É importante que as pessoas se imunizem, colocando em dia o cartão de vacinação para evitar as doenças", contou Maria José, técnica em enfermagem.

"É muito importante porque as doenças estão aí circulando. É melhor procurar a vacina para evitar as doenças. Estamos com vacinas disponíveis para vários públicos. É a forma de prevenção para as doenças. Então, digo a todos que procurem se vacinar", declarou agente de endemias Ana Lúcia.

Na campanha “Julho Amarelo”, as equipes intensificam a busca ativa no intuito de diagnosticar a doença, orientando ao público acerca do tratamento adequado. Além disso, as atividades são realizadas buscando levar informação à população, promovendo a prevenção e disseminação do conhecimento no sentido de combater às hepatites virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

HEPATITE – A hepatite é uma doença grave que ataca o fígado. Ela pode ser causada por vírus, uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. O diagnóstico precoce é uma das melhores formas de obter maiores chances de eficácia ao tratamento.

Conforme o Ministério da Saúde, as hepatites podem ser silenciosas, nem sempre apresentando sintomas. Mas, quando eles aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados; urina escura e fezes claras.

O Dia Mundial das Hepatites Virais – 28 de julho – foi criado em 2010 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a Lei n.º 13.802/2019 instituiu “Julho Amarelo”, movimento a ser realizado a cada ano em todo o país, no mês de julho, quando são efetivadas ações voltadas à luta contra as hepatites virais.