segunda-feira - 03/04/2023

Ações preventivas da Prefeitura evitam alagamentos e transtornos à população

Por: Wesley Duarte

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Mossoró intensifica a revisão e desobstrução de galerias que integram o sistema de drenagem do município. As ações alcançam pontos críticos, garantindo o pleno funcionamento da rede de drenagem. As equipes trabalham de forma contínua na recuperação e desobstrução da rede, retirando o lixo jogado de forma irregular e com obras de manutenção.

No cruzamento da rua Amaro Duarte com a avenida Diocesana, no bairro Nova Betânia, a galeria passa por obras de recuperação. As atividades são executadas visando a desobstrução da galeria e revisão do dispositivo. De forma preventiva, a Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) realiza as ações, evitando que ocorram alagamentos com as fortes chuvas.

Entretanto, a diretoria de Serviços Urbanos detalha que algumas medidas são essenciais para evitar o problema. O descarte correto do lixo domiciliar, por exemplo, evita que as sacolas plásticas sejam levadas pelas águas das chuvas e obstruam a rede de drenagem. Nessa perspectiva, descartar o lixo em local apropriado, longe das bocas de lobo e galerias, no dia e horário da passagem da coleta, é essencial para evitar o comprometimento do sistema de drenagem.

Com o trabalho acontecendo a todo vapor, a Prefeitura de Mossoró destaca o apoio da população como fundamental para a manutenção da cidade limpa. “O trabalho é diário e contínuo. Estamos realizando a limpeza e manutenção dos canais. Agora, é extremamente importante a conscientização, destinar o lixo de forma adequada evita grandes problemas como os alagamentos de ruas e transtornos ao próximo”, enfatiza João Marcelo, diretor de Serviços Urbanos.

A galeria da rua Amaro Duarte está ligada ao sistema da Lagoa do Bispo, um dos maiores reservatórios pluviais da cidade. A obra no local garante o escoamento rápido das águas pluviais, evitando alagamentos na região. O serviço seguirá ao longo da semana.