terça-feira - 05/03/2024

Ações da "Semana da Mulher de Mossoró" são realizadas no CER

Por: Thiago Braga

Programação da "Semana da Mulher" 2024, desenvolvida pela Prefeitura de Mossoró, foi realizada na manhã desta terça-feira (5), no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças. Ações de saúde, autocuidado, lazer e música foram ofertadas num momento especial alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Na ocasião, o público participou de uma roda de conversa sobre a campanha “Março Amarelo e Lilás” Março Amarelo, movimento nacional com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero e da endometriose.

“Essa ação está direcionada às mães das crianças e também para as mulheres que realizam algum tipo de atendimento no Centro de Reabilitação. É um dia totalmente preparado para elas com lanches, ações de realização de preventivo, vacinação, acolhimento psicológico, rodas de conversas. Uma programação para melhorar o dia das mulheres que frequentam o CER”, declarou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Mães de pacientes e mulheres assistidas pelas equipes do CER aprovaram a iniciativa. “Muito importante essa ação pra nós mães. Já faz dois anos e meio que meu filho participa do CER e esse é um momento único, onde a gente se sente elogiada por estar participando. É um momento único pra nós mulheres, como mãe, porque às vezes a gente está bastante cabisbaixa e esse momento aqui foi muito gratificante para elevar nossa autoestima”, disse Giliane Alves.

Eliana Alves, mãe de paciente do CER.

Eliana Alves, mãe de paciente do CER, também externou sua alegria com ação comemorativa realizada pela Prefeitura de Mossoró. “Eu estou achando uma ação maravilhosa, porque a gente aprende muitas coisas e sai daqui com tudo muito bem explicado. Isso é tudo é muito interessante. Gostei bastante dessa palestra sobre saúde da mulher. Eu achei interessante também a apresentação do cantor Elisac”, contou.

No CER Mossoró, a programação ainda contemplou: Ginástica laboral; Momento de relaxamento; Momento beleza; Cuidado com a saúde; Vacinação; Testes rápidos; Exame citopatológico; Orientações nutricionais; Pics.

“Esse mês a gente está intensificando todas as nossas ações voltadas à mulher. Essa semana, em especial, a gente fez uma força-tarefa com várias secretarias e a gente levou esses serviços da saúde para mais perto da população. As mães de pacientes do CER, aqui hoje, por exemplo, estão tendo a oportunidade de participar de várias atividades, serviços e ações, numa programação especial”, destacou Fábia Queiroz, assistente social.

A programação da “Semana da Mulher de Mossoró” 2024 vai até o domingo (10), contemplando as zonas urbana e rural do município.

PROGRAMAÇÃO:

05/03 (Terça-feira)

Local: CER

Serviços ofertados: Prática de atividade de psicomotricidade para filhos e filhas das pacientes. Acolhimento com Elisac, música ao vivo; Roda de conversa sobre a rede de apoio na maternidade atípica; Ginastica laboral; Estação Beleza; Estação Kids; Momento de entrega dos cordões para neuro- divergentes; Educação e saúde; Direitos e deveres dos usuários do CER; Detalhamento do fluxo de atendimento; Estação Saúde; Vacinação; Testes rápidos; Exame citopatológico; Orientações nutricionais; Pics.

- Lanche coletivo

06/03 (Quarta-feira)

Local: UBS Luíza Vanessa – Maísa

Serviços ofertados: Orientações nutricionais; Exame citopatológico; palestra sobre prevenção ao câncer do colo de útero; Testes rápidos HIV, sífilis e hepatites; Ginastica laboral; Cuidados com a saúde bucal; Vacinação; Práticas integrativas de saúde; Orientações e fluxo de atendimento do Centro de Referência da Mulher (CRM).

Local: CRAS Barrocas

Serviços ofertados: Palestra socioeducativa (Tec. Do CRMB); Orientações acerca dos Direitos Sociais (Equipe PAIF); Inclusão e atualização do CadÚnico; CRMB; Aula de Ritbox.

07/03 (Quinta-feira)

Local: UEI. Zezinha Gurgel

Atividades: Acolhimento com a equipe da Educação e música ao vivo com Elisac; Formação do dispositivo; Roda de conversa com profissionais em Nutrição e equipe de psicopedagogas da SME.

Serviços ofertados: Ginástica laboral; Vacinação; Testes rápidos; Exame citopatológico; Pics.

08/03 (Sexta-feira)

Horário: 7h – Blitz da Semana da Mulher

Local: Praça do PAX

Horário: 17h – Entrega do Tributo Ana Floriano