quinta-feira - 30/07/2020

Ações da Rede Municipal de Ensino e Obras de Infraestrutura são apresentadas em live nesta quinta-feira (30)

Na tarde desta quinta-feira, 30, a secretária de Educação, Magali Delfino, e a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, junto a prefeita Rosalba Ciarlini, apresentaram durante uma live, na rede social Facebook, diversas ações de suas respectivas secretarias municipais relacionadas aos desafios durante a pandemia do novo coronavírus e também sobre o andamento de obras no setor da educação do município.

A secretária de educação Magali Delfino destacou as ações que vem sendo praticadas desde o início da pandemia com toda comunidade escolar. “Nós sabíamos dos inúmeros desafios que tínhamos pela frente naquele momento. Mas seguimos as orientações do Conselho Nacional de Educação e adotamos várias estratégias para nossas atividades remotas. Nós construímos nosso portal de aprendizagem interativa onde os professores trocam experiências e também identificaram qual melhor ferramenta para as aulas, que foi o whatsapp”, disse.

Magali também explicou como se dará o processo de retomada das aulas presenciais nas escolas da rede municipal e que tudo está sendo planejado para que toda comunidade escolar volte às atividades com segurança. “Nós criamos um comitê que está trabalhando na elaboração de um protocolo sanitário que será apresentado ao comitê de enfrentamento à Covid que irá analisar as condições e se necessário fazer alterações. Nós temos uma previsão que é o retorno em setembro, mas nada está confirmado, pois as aulas só serão retomadas em plena segurança para alunos e professores”, falou.

A prefeita Rosalba Ciarlini também falou sobre a segurança e as medidas que serão adotadas para que as escolas possam receber os profissionais da educação e os alunos. “As aulas só retornarão com segurança para todos. Vamos consultar os pais e toda a comunidade escolar e com as garantias que o protocolo sanitário vai colocar como os tapetes higiênicos, lavatórios para as mãos, distanciamento das carteiras, uso de máscaras, são muitas coisas para que todos estejam em segurança”, disse a prefeita.

Obras de Infraestrutura na Educação

Durante a live a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, falou sobre o andamento de importantes equipamentos que a Educação do município vai receber em breve, como as creches Proinfância em quatro bairros da cidade e também as quadras poliesportivas na zona urbana e na zona rural do município.

“Nós estamos finalizando a creche Proinfância do bairro Vingt Rosado e no final de agosto será entregue a comunidade. Ainda estamos em fase de finalização a creche da Estrada da Raiz, que será entregue no final de setembro, a creche do Papôco, que será concluída no final de outubro e a creche do Sumaré, que estará pronta no final de novembro”, disse Kátia Pinto.

A secretária de Infraestrutura também destacou que outros bairros também receberão unidades de educação. “Nós já estamos na fase de planejamento para a construção de uma Unidade no conjunto Odete Rosado, outra que irá atender as famílias dos Residenciais Mossoró 1, 2 e 3 e também outra unidade no Conjunto Américo Simoneti”, falou.

O bairro Bom Jesus e as comunidades do Hipólito e da Maísa receberão em breve uma quadra poliesportiva que irá atender não só os alunos da rede municipal como também toda a comunidade. “A obra da quadra coberta do Hipólito, na Escola Evilásio Leão, estava parada há muito tempo, nós retomamos essa obra e vamos entregar agora na primeira quinzena de agosto. A quadra do Bom Jesus também será entregue no próximo mês de agosto. Também estamos em execução a quadra da Maísa, da Escola professor Maurício de Oliveira, que será entregue no final de novembro”, disse a secretária Kátia.

Além da construção das unidades de ensino e das quadras, Kátia apresentou outras obras de reestruturação de equipamentos importantes para a comunidade escolar. “Já está em processo de licitação a recuperação do Portal do Saber, que fica na Praça João Gomes Filho, na Abolição. Nós vamos fazer a recuperação e toda restauração naquele empreendimento. Outro local que será recuperado é o Centro de Apoio ao deficiente visual, localizado na Praça Dom Costa, onde atenderá aquelas pessoas que possuem alguma deficiência visual”, disse.

A Prefeitura de Mossoró está apresentando à população, semanalmente, em lives na rede social do Facebook as ações realizadas em diversas secretarias do município neste momento de pandemia do novo coronavírus. Na próxima quinta-feira, 06 de agosto, a secretária de Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini, irá apresentar as atividades da secretaria durante a pandemia.