quarta-feira - 24/09/2025
Ação integrada leva diversos serviços a comunidade de Poço 10
Por: Edinaldo Moreno
Na manhã desta quarta-feira (24), a comunidade de Poço 10, localizada no polo Maísa, zona rural de Mossoró, recebeu uma ação integrada com a participação da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Sindicato da Lavoura de Mossoró, Associação local e do Banco do Nordeste (BNB).
Um grande número de agricultores e agricultoras esteve presente ao local onde foi realizada a ação. A iniciativa contou com a entrega e emissão da inscrição estadual do produtor rural, da emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), atualização e emissão pela primeira vez do cadastro único, além de palestra do BNB sobre o Desenrola Rural.
ENTREGA INSCRIÇÃO ESTADUAL
Ao longo de 2025, a Secretaria de Agricultura de Mossoró realizou na zona rural do município mutirões para a emissão da inscrição estadual do produtor rural, que traz benefícios para o homem e a mulher do campo, como por exemplo, isenção do ICMS na conta de energia elétrica, descontos na compra de equipamentos agrícolas, entre outros.
Organizador destes mutirões realizados em comunidades do polo Maísa, Tairon Medeiros, explicou que nesta ação estão sendo entregues aproximadamente 50 documentos desta natureza para os agricultores e agricultoras que fizeram a inscrição num destes mutirões e estão recebendo nesta data no Poço 10.
“Estamos nesta data entregando aos agricultores e agricultoras a inscrição estadual do produtor rural que eles fizeram nos nossos mutirões para que eles possam usufruir deste documento com benefícios, como por exemplo, ter desconto no ICMS no papel de energia elétrica, para comprar os produtos que eles necessitam na parte agrícola”.
A agricultora Antônia Ozineide foi uma das pessoas que receberam o documento. Neidinha, como é mais conhecida na comunidade de Poço 10, comemorou ter feiro a inscrição estadual do produtor rural e salientou a importância dele para a vida os agricultores da zona rural de Mossoró.
“Esse documento é uma prova de que somos agricultores. Neste caso eu fiz a atualização do documento. Eu fiz a minha em 2012. Fazia muito tempo que eu sabia da situação e aproveitei o mutirão para fazer a atualização do documento e estou muito feliz em estar recebendo nesta ação aqui na minha comunidade”, disse.
CADASTRO ÚNICO EM AÇÃO
A equipe do Cadastro Único de Mossoró também esteve presente a ação integrada e levou para a comunidade o projeto “Cadastro Único em Ação”, que percorre a zona rural do município levando todos os serviços disponibilizados pela sede.
Luana Leal, gerente de Benefícios Assistenciais e Transferência de Renda, destacou a importância deste trabalho realizado pela Prefeitura de Mossoró, com a integração de secretarias municipais, além de parceiros. Ela também ressaltou o “Cadastro Único em Ação”, que já realizou mais de 200 atendimentos nas quatro ações realizadas recentemente após sua retomada.
“Estamos hoje na comunidade de Poço 10 em mais uma ação do ‘Cadastro Único em Ação’ voltada as comunidades rurais com todos os serviços do Cadastro Único, como serviço de atualização de cadastro, novos cadastros. Esta é a quinta ação e estamos muito contentes com o público que tem atendido nosso chamado e realizado os serviços. Agradecemos a parceria de todos para que possamos desenvolver esse trabalho”.
A agricultora Maria Leonice Silva Bezerra aproveitou a ação na comunidade para fazer o cadastro único pela primeira vez. “Estou achando a ação muito importante e estou aproveitando ela hoje aqui na minha comunidade para fazer o cadastro único. Essa é a primeira vez que faço. Foi importante para a gente essa ação vir para cá para que a gente não se deslocasse até Mossoró para fazer esse serviço”.
CAF
A agricultora Raimunda Maria de Almeida esteve presente a ação para receber, além da inscrição estadual do produtor rural, a Certidão Nacional da Agricultora Familiar, mais conhecida como CAF. Ela comemorou a ida da ação integrada ao Poço 10.
“Estou fazendo o CAF e também a inscrição estadual do produtor rural. Achei muito bom vocês virem aqui com essa ação porque faz a gente economizar a ida até a cidade para resolver essas questão. É maravilhoso vir para cá e a gente não ter que pagar passagem”.
O presidente do Sindicato da Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes de Melo, mais conhecido como Chico do Sindicato, falou sobre a ação integrada e destacou a entrega e emissão do CAF para os agricultores da região do polo Maísa.
“Estamos fazendo mais uma ação na zona rural de Mossoró e hoje a gente está aqui no Poço 10 com essa ação integrada de vários parceiros. O Sindicato está aqui para fazer a entrega de várias carteirinhas do CAF, que é um documento muito importante para o homem e a mulher do campo. Chamamos ela de uma segunda identidade do agricultor”.
BANCO DO NORDESTE
Huberto Brito é gerente rural do Banco do Nordeste e representou o banco estatal na ação. Ele explicou o Desenrola Rural, programa do BNB que possibilita ao agricultor regularizar suas dívidas.
“Ele tem todo um processo de enquadramento para aqueles que tenham parcelas em atraso assinam o termo de adesão para solicitação do enquadramento nessa resolução e após esse momento renegociar ou quitar suas dívidas com a bonificação que pode chegar até a 80% de bônus”, disse o gerente.