sexta-feira - 11/03/2022

Ação integrada leva benefícios assistenciais à população em situação de rua

Por: Edinaldo Moreno

Uma ação integrada do Cadastro Único e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), órgãos ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), foi realizada na Praça Vigário Antônio Joaquim, mais conhecida como a praça da Catedral. O trabalho teve como objetivo levar os serviços do CadÚnico às pessoas em situação de rua em Mossoró.

Foram realizados cadastros novos, atualizações e dadas informações e orientações gerais sobre benefícios, principalmente sobre o Auxílio Brasil. Nesta ação foram realizados em torno de 50 atendimentos, sendo 20 de cadastros novos e/ou atualizações.

“Essa é uma ação de grande importância porque estamos levando oportunidade para pessoas em situação de rua de conhecer seus direitos e serem consequentemente beneficiadas com programas do governo federal que os possibilite acesso a uma fonte de renda, como é o caso do Auxílio Brasil”, explicou Joana Amélia, gerente de Benefícios Assistenciais e Transferência de Renda da SEMASC.

Há em Mossoró uma população aproximada de 306 pessoas. No entanto, essas pessoas são flutuantes. Elas não ficam somente no município. Muitos ficam em deslocamento para outras cidades próximas a Mossoró.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) está inserido no Centro de Referência Especializado de Abordagem Social (CREAS) e é voltado à população que está em situação de rua. O trabalho realizado pela equipe é de segunda a segunda. A equipe do serviço é composta por assistente social, psicólogo e técnicos de nível superior. Eles realizam todas as noites abordagem social com essa população.

Todas as noites o SEAS faz acompanhamento familiar dessas pessoas que estão em situação de rua, ofertando uma complementação alimentar e também garantindo diversos direitos como documentação civil e encaminhamentos para a rede de saúde, de educação e para justiça em casos que sejam necessários, além de cadastramento no Cadastro Único para programas de transferência de renda.