quarta-feira - 18/05/2022

Ação educativa na Praça do Pax marca dia de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Por: Edinaldo Moreno

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), da Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e da Educação (SME) promoveram ação educativa na manhã desta quarta-feira (18).

O evento contou também com a participação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) com a distribuição de mudas.

A atividade na Praça Rodolfo Fernandes foi uma das muitas que vem sendo realizadas desde o início deste mês e que acontecerão até o final do mês corrente. Coordenadora da Política de Atenção Integrada à Saúde da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Saúde, Janielly Mendonça, destaca que a data é importante para alertar a sociedade sobre o tema.

“Esse é um tema trabalhado nacionalmente e que traz a importância da prevenção para casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes. Nós precisamos mobilizar a sociedade para esse tema. Nós temos 70% dos casos de violência que acontecem no âmbito familiar. Precisamos sempre estar em alerta”, disse.

Essa data foi instituída no ano 2000 pelo Projeto de Lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica), Joana Amelia, também ressaltou a atividade realizada em alusão ao tema, na qual, traz informações para a população sobre como denunciar violência ou abuso sexual contra crianças e adolescentes.

“É importante a gente trabalhar esse tema nessas ações para que possamos trazer para a população o maior número de informações para que se possa denunciar em caso de testemunhar qualquer sinal de abuso ou violência sexual contra crianças e adolescentes”.

Além do seminário, já ocorreram ações educativas e intersetoriais em escolas, unidades infantis, mercados públicos, casas de drinks e postos de combustíveis. A programação seguirá até o final deste mês. O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas.