quinta-feira - 11/04/2024

"Abril Verde" aborda conscientização e prevenção de acidentes de trabalho

Por: Thiago Braga

Durante este mês, a Prefeitura de Mossoró está intensificando o trabalho de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. As ações fazem parte da campanha temática “Abril Verde”, com atividades desenvolvidas em diversas instituições pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e parceiros.

O movimento visa conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho. A campanha surgiu como uma forma de lembrar o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho” – celebrado no dia 28 de abril.

“O movimento 'Abril Verde' visa disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, destacou Regina Anjos, engenheira de segurança do trabalho.

Arquivo Secom/PMM

Em Mossoró, as ações da campanha “Abril Verde” são realizadas em equipamentos do município, envolvendo servidores públicos e ainda atividades promovidas em outras instituições e empresas privadas. A programação é desenvolvida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligado à Secretaria Municipal de Saúde.

“Essa data é importante para a reflexão, discussão, conscientização, troca de experiências e o desenvolvimento de ações para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil. Uma campanha com a participação do Cerest e demais instituições, empresas, trabalhadores, empregadores e toda a sociedade brasileira, para obter melhores condições no ambiente do trabalho”, evidenciou Regina Anjos.

28 DE ABRIL – O “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho” foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no ano de 2003, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A data sugere uma reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador, considerando as condições de trabalho, casos de acidentes de trabalho e ainda atuação estatal por meio de políticas públicas e mecanismos de trabalho.

Em 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia é um marco no contexto em discussão que encampa a luta com foco na prevenção aos acidentes de trabalho.