sexta-feira - 08/03/2024

“A gratidão é eterna”, afirma desembargadora Zeneide Bezerra ao receber Tributo Ana Floriano

Por: Maricelio Almeida

Neste 8 de março, a Prefeitura de Mossoró realizou a entrega da maior honraria concedida às mulheres que contribuíram para o desenvolvimento político, social, cultural e econômico da cidade, o Tributo Ana Floriano. A agraciada com a homenagem em 2024 foi a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Maria Zeneide Bezerra. A solenidade aconteceu no auditório da subseção Mossoró da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“A gratidão é eterna. Estou honrada de ter sido lembrada dentre tantas mulheres. Fiquei muito feliz porque, naturalmente, Ana Floriano foi uma mulher de garra, de vontade de enfrentar os desafios, uma mulher fantástica, que ao lado de tantas outras mulheres de Mossoró disse realmente um grito da liberdade, porque essa terra é chamada de liberdade”, afirmou Zeneide Bezerra, que recebeu o título de cidadã mossoroense em 2017.

Entre as inúmeras contribuições da homenageada ao município de Mossoró, destacam-se o acompanhamento e atuação junto ao Escritório Social, importante equipamento socioassistencial voltado à garantia dos direitos dos pré-egressos e dos egressos do sistema prisional e da respectiva família, e a implantação da Sala Lilás, um espaço diferenciado, através do qual se disponibiliza atendimento prioritário, com assistência médica, psicológica e social a mulheres em situação de violência.

“Desde 2007 nós estamos trabalhando em face de projetos e programas sociais aqui em Mossoró, e a gente realmente é apaixonada pela gestão administrativa que alcança realmente o humilde, que é aquele humilde mesmo que eu trabalho há muito tempo e agora com maior intensidade. Obrigada a todos. Só gratidão”, reforçou a homenageada. 

Para o secretário municipal interino de Cultura, Kadson Eduardo, o reconhecimento ao trabalho de Zeneide Bezerra reforça o legado de outras mulheres da história mossoroense. “Mossoró tem sido uma terra pioneira, uma terra de muitas histórias e de muita relevância, e o protagonismo feminino também faz parte da história mossoroense, com figuras ilustres, como Ana Floriano, que liderou o Motim das Mulheres, como Celina Guimarães, e também hoje estamos aqui reconhecendo a trajetória da ilustre desembargadora Zeneide Bezerra”, disse.

Secretário Kadson Eduardo, ao lado da esposa Isabela Felix

Ouvidora-geral do Município e membro da comissão responsável pela escolha da personalidade homenageada com o Tributo Ana Floriano, Janaína Holanda também enfatiza a importância da atuação de Zeneide Bezerra em projetos desenvolvidos em Mossoró. “Dra. Zeneide tem um trabalho muito significativo no Rio Grande do Norte e muito relevante também na cidade de Mossoró, atendendo milhares de pessoas, por isso a comissão avaliou que ela reunia todas as condições para receber o Tributo Ano Floriano”, comentou.

Janaína Holanda, ouvidora-geral do Município

A agraciada com a edição 2023 do Tributo Ana Floriano, empresária Zilene Medeiros, também esteve presente na entrega da honraria este ano. “A data já é significativa por si só, e o Tributo Ana Floriano também, não só pela história da grande mulher que ela foi, no seu tempo, na sua época, mas trazendo para nós hoje a grandeza de um trabalho feminino junto à sociedade, à família. Foi dessa forma que eu recebi, com muita gratidão e sensibilizada, a homenagem da Prefeitura Municipal de Mossoró”, destacou.

Empresária Zilene Medeiros

A solenidade de entrega da honraria contou ainda com a presença de autoridades como as reitoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Cicília Maia e Ludimilla Oliveira, respectivamente, juíza Carla Portela, representando a presidência do Fórum Desembargador Silveira Martins, advogados e advogadas, secretárias e secretários municipais, representantes de entidades culturais, entre outros.

Reitora da Uern, Cicília Maia

“Neste dia especial, aqui no tributo Ana Floriano, a gente precisa também fazer lembrar daquelas mulheres que já lutaram, já defenderam tanto a pauta das mulheres e precisamos olhar para frente. Homens, mulheres, nós precisamos somar forças para construir uma sociedade mais justa, mais igualitária, uma sociedade que nós mereçamos estar e uma sociedade que a gente tem orgulho de deixar para essa geração e futuras gerações”, finalizou a reitora Cicília Maia.

Tags:
Anterior Próximo