sexta-feira - 01/08/2025
25ª edição da Festa do Bode recebe exposição nordestina da raça Soinga
Por: Edinaldo Moreno
Durante a 25ª edição da Festa do Bode, que será realizada de 7 a 10 de agosto, no Parque de Exposições Armando Buá, receberá a etapa nordestina da exposição da raça Soinga, desenvolvida no Rio Grande do Norte. A festa é realizada pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), e faz parte do Calendário Estadual de Exposições.
Presidente da Associação Brasileira de Criadores da Raça Soinga, Marcelo explica que a exposição é realizada durante todo o evento. A Festa do Bode estará recebendo também a primeira Copa Soinga Ancoc. Esta será a segunda etapa e leva o nome de José Paz de Melo.
“A exposição da raça Soinga será realizada durante toda a festa e também teremos na Festa do Bode a segunda etapa da primeira Copa Soinga, com distribuição de cinco mil em prêmios. Serão cinco etapas. Teremos também a primeira exposição nordestina da raça, que também terá a mesma premiação”, disse o presidente da associação, que ressaltou ainda a importância do reconhecimento como a primeira raça do Rio Grande do Norte.
“O reconhecimento é de uma importância gigantesca. É uma exposição fundamental para o nosso Estado que vem crescendo a cada ano. Temos de enaltecer que foi a primeira raça de todas as ovinas criadas via genotipagem que trouxe uma segurança gigantesca para o produtor que quer investir numa raça nova. Ela é voltada para carne, tendo como principal destaque a qualidade, considerada a melhor carne de ovino que existe”, contou.
