domingo - 19/05/2019

18 de maio: dia D de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

O 18 de maio é uma data nacionalmente conhecida por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, instituído pela Lei 9.970/00. Esta data foi escolhida em virtude do crime cometido contra Araceli, uma menina de apenas 8 anos de idade, abusada sexualmente e brutalmente assassinada em 18 de maio de 1973. E para alertar sobre o assunto, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude levou profissionais da assistência social às imediações da Praça Cícero Dias, para fazer um alerta à população.

A ação contou com a participação de integrantes dos Conselhos Tutelares e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). Em nível municipal a campanha está sendo encabeçada pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Durante a atividade foram distribuídos panfletos com o alerta da temática e profissionais da assistência social puderam levar esclarecimentos à população no Centro. “Estamos alertando as pessoas quanto a fotos postadas de crianças nas redes sociais, sobre a importância de perceber comportamentos diferentes nas crianças e sobre o que elas estão vendo na internet, e acima de tudo sobre passar confiança para que elas possam contar para nós adultos caso o abuso ou a tentativa aconteça”, disse Lorena Ciarlini, secretária do Desenvolvimento Social.

A vendedora Aparecida Dantas estava passando pelo local quando viu a ação. “É um assunto realmente importante e acontece mais do que a gente imagina. Acho válido essa ação trazer esse alerta”, disse.

As atividades em torno da campanha 18 de Maio seguem até o final deste mês, inclusive com rondas noturnas realizadas pelas equipes do CREAS e Conselhos Tutelares.

20/05/2019 (Tarde) Praça na Ilha de Santa Luzia Atividades do Projeto Viva Vida. População em geral CREAS
23/05/2019 Tarde) Praça do bairro Barrocas Atividades do Projeto Viva Vida. População em geral CREAS
24/05/2019 (Dia)   Torneio da Juventude Juventude CREAS
25/05/2019   Escola municipal Jerônimo Rosado (concentração) – Piquiri/ Sussuarana   Biltz educativa População em geral Conselho Tutelar 34