terça-feira - 08/07/2025
1º Simulado “De Olho no Saeb” da Rede Municipal de Ensino tem participação de quase 100% dos alunos
A prova preparatória para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) prevista para acontecer em outubro foi aplicada para alunos do 5º e do 9º ano
Por: Sayonara Amorim

Sala em silêncio e olhos fixos na prova. Esse foi o cenário desta terça-feira (8) nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde os alunos estavam participando do 1º Simulado “De Olho no Saeb” 2025. A prova preparatória para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) foi aplicada para alunos do 5º e do 9º ano.
A avaliação oficial do Saeb está prevista para acontecer no mês de outubro. O objetivo é avaliar a qualidade, equidade e eficiência da educação básica no Brasil. O simulado realizado nesta terça-feira é uma ação do projeto “De Olho no Saeb”, da Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do programa "Mossoró Cidade Educação". A pré-avaliação foi aplicada em todas as unidades de ensino do município com turmas do 5º e 9º ano.
Segundo a diretora da Escola Municipal Monsenhor Mota, Jailma Soares, a adesão dos alunos da escola ao simulado foi de 100%. “Nós tivemos 100% de frequência dos nossos alunos na sala e tudo está acontecendo de forma muito tranquila. Vamos chamar esse dia de um treino para a prova oficial que deve acontecer de outubro para novembro”, declarou Jailma.
O simulado consta de uma prova dupla com questões de Matemática e Língua Portuguesa. “Esse é o primeiro simulado Saeb da Rede Municipal de Ensino e nesse ano vamos realizar dois. Esse simulado é importantíssimo porque os alunos estão treinando para passar pelo momento da prova que deverá acontecer em outubro”, destacou o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas.
De acordo com o secretário de Educação, ainda será realizado o segundo simulado antes da avaliação do Saeb. “Nós pretendemos com os simulados entregar às escolas o número de questões que os alunos acertaram e as que tiveram mais dificuldades para que essas dificuldades sejam trabalhadas com os alunos para que a escola possa dar o reforço necessário nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa”, ressaltou Leonardo.
Na Escola Municipal Professor Manoel Assis, a frequência dos alunos também foi de 100%. A diretora Marleide Alves acrescentou que foi feito todo um trabalho de incentivo tanto aos alunos quanto aos pais sobre a realização do simulado. “Os alunos estavam ansiosos para fazerem a prova hoje. Eles achavam que valia nota e fizemos todo um esclarecimento que se trata de uma avaliação diagnóstico de preparação para a prova oficial”, concluiu.