quarta-feira - 12/06/2019
Mossoroenses acendem primeira fogueira do mês de junho em homenagem a Santo Antônio
Por: Comunicação
Apesar do clima de romance no ar, nesta quarta-feira (12), muitas famílias mossoroenses mantiveram viva a tradição de acender a fogueira na véspera da data em que comemora o dia de Santo Antônio. Em diversos bairros da cidade foi possível ver as famílias e os amigos reunidos em volta da fogueira, crianças com trajes juninos e mesa farta de comidas típicas do período.
Francisca de Assis Queiroz é moradora do bairro Santo Antônio e aproveitou a fogueira da véspera de Santo Antônio para faturar com a venda de comidas típicas. “Todo ano é uma tradição da fogueira e a vendinha de comidas típicas como canjica, milho, maça do amor, crepe. Fazem 15 anos que eu aproveito para reunir os amigos e faturar um dinheirinho extra. Tem noite que eu consigo fazer uns R$ 200 reais”, comenta.
No bairro Bom Jardim, o marceneiro Geraldo Fernandes de Souza estava com os netos assando milho verde em volta da fogueira. “Faz mais de 30 anos que eu mantenho a tradição de acender fogueira para os três santos. Hoje estou aqui com os filhos e os netos homenageando Santo Antônio”, destacou.
Na Avenida Rio Branco, a casa de Dona Áurea Ancelmo Silva, de 94 anos, também tem fogueira em homenagem a Santo Antônio. Segundo ela essa é uma tradição que vem desde sua infância. “Meu pai era devoto de Santo Antônio. Era a maior fogueira que ele fazia e reunia a família toda. Hoje passo essa tradição para os meus 19 bisnetos. Acender a fogueira, assar o milho e manter a família toda reunida”, explicou.