Tamanho da fonte

 Agricultura
Quinta-feira - 02/05/2024

Mossoró imuniza mais de 5,5 mil animais contra a febre aftosa

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) divulgou nesta quinta-feira (2) o total de bovinos e bubalinos imunizados durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa, ocorrida de 18 a 30 de abril. O número ultrapassou a marca de 5, 5 mil animais vacinados contra a doença.

Conforme o balanço da Seadru, foram imunizados durante o período da campanha 5.531 animais em mais de 100 comunidades rurais do município. Na primeira semana as equipes visitaram 29 localidades. Já na segunda a vacinação ocorreu em 62 localidades e na terceira e última outras 20 receberam as equipes da Seadru para a imunização do rebanho.

O número ultrapassa a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), destaca o coordenador de Pecuária da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Aluísio Sousa.

“Conseguimos atingir a meta no prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura, que era 30 de abril, e ultrapassamos a meta que era de até então 4,5 mil animais. Nessa campanha vacinamos mais de 5,5 mil bovinos de todas as idades”, explicou Aluísio.

Titular da Secretaria de Agricultura do município, Faviano Moreira faz balanço positivo da recente campanha realizada em Mossoró. “Fazemos um balanço positivo da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mossoró. Imunizamos mais de 5 mil animais, o que garante ao Rio Grande do Norte passar para status livre da aftosa sem vacinação, sendo a última campanha em que foi obrigatória a vacinação”, iniciou.

“É com muita alegria que conseguimos alcançar esses números, colaborando para o desenvolvimento da bovinocultura e da agropecuária em Mossoró”, finalizou.

A febre aftosa é uma doença animal altamente contagiosa. Ela é causada por um vírus, que pode acometer criações inteiras e até seres humanos. O Rio Grande do Norte não registra casos da infecção há mais de 20 anos, sendo considerado um estado “livre da febre aftosa com vacinação”.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)