Tamanho da fonte

Segunda-feira - 19/04/2021

I Fórum Municipal de Cultura e eleição do Conselho Municipal de Política Cultural serão realizados nesta quarta

O I Fórum Municipal de Cultura será realizado pela Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal da Cultura, nesta quarta-feira (21). O evento será on-line em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O I Fórum Municipal de Cultura constitui-se na instância de participação social, em que ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil. O Fórum terá como objetivo eleger democraticamente a representação da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

Para participar do I Fórum Municipal de Cultura é necessário realizar inscrição gratuita no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKAya-w5U5YnYfzYSj-7qB3VW69wakXdZdoS-FpurhmPk6aA/viewform.

A programação será iniciada a partir das 9h com participação do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra. “O Conselho de Cultura e o Movimento Cultural” é a temática escolhida para abertura do fórum. A palestra será proferida por Claudia Cristiane de Matos Sousa, que é educadora, atriz e diretora de teatro. No segundo momento haverá a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, do segmento da sociedade civil, as dimensões simbólicas, cidadã e econômica da cultura, bem como critério territorial. Titulares e suplentes serão eleitos pela classe artística mossoroense em votação on-line.

De acordo com as Leis Complementares n° 082 e nº 102, o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural será escolhido entre seus pares, mediante voto aberto, em reunião convocada para este fim, e terá mandato de um ano, podendo ser reeleito seguidamente para mais um mandato ou alternadamente sem limitação numérica de mandatos.

O Conselho Municipal de Cultura é um colegiado com caráter deliberativo, consultivo, recursal e definidor da Política Municipal de Cultura, vinculado a Fundação Municipal de Cultura de Mossoró. O Conselho Municipal de Cultura tem por objetivos: oferecer mecanismo permanente de cooperação às entidades representativas da comunidade municipal, no planejamento, acompanhamento e execução da Política Municipal de Cultura; promover a integração programático das agências governamentais locais, principalmente as relacionadas com Turismo e Educação, visando à sua convergência para os objetivos comuns de desenvolvimento cultural do município; promover o entrosamento entre as atividades culturais do município, visando à consolidação da política municipal de cultura de forma integrada.

Data: 21 de abril de 2021

Local de Realização: Plataforma Google Meet (https://meet.google.com/gcqimnq-ujs)

9h - Abertura Oficial com prefeito de Mossoró Allyson Bezerra; Pronunciamentos do secretário de Cultura Etevaldo Almeida, da Presidenta Interina do Conselho professora Joana Darc Fernandes Coelho.

9h40 – Palestra Cláudia Cristiane de Matos Sousa Tema: “O Conselho de Cultura e o Movimento Cultural”. Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão /UFMA, com habilitação em Artes Cênicas. Pós-Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Artes/UFMA.

10h30 – Mobilização e divisão em grupo dos Segmentos Artísticos para a indicação dos seus candidatos a Membro do Conselho Municipal de Política Cultural e construção de chapas.

11h – Inscrição dos Candidatos.

11h20 – Defesa dos Candidatos.

12h – Votação.

12h30 – Apuração e homologação do resultado da eleição.

13h – Encerramento.

Foto: Wilson Moreno/PMM