quinta-feira - 26/06/2025
Semasc realiza mais um “Café com SUAS”, com equipe da assistência do município
Semasc realiza o "Café com Suas" para debater a temática “Projeto Liberdade no Ar: Tráfico de pessoas e trabalho escravo".
Por: Solange Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) realizou na manhã desta quinta-feira (26), o “Café com SUAS”, momento todo especial que em cada encontro é abordado uma temática, visando um melhor atendimento aos usuários atendidos nos equipamentos.

“A temática de hoje é trabalho escravo e tráfico de pessoas, essa é uma articulação que estamos trabalhando a partir da rede de cuidados, junto ao Ministério Público. Quando a temática é trabalho escravo e tráfico de pessoas, a gente precisa capacitar os nossos profissionais porque ao se deparar com esses fatos, precisam estar preparados, saber a forma de abordagem, pois muitas vítimas dessa violência sentem medo de falar. Enquanto Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Juventude precisamos estar preparados para garantir o direito dessas pessoas”, declarou Etevaldo Almeida, titular da Semasc.
O evento aconteceu no auditório Pref. Alcides Belo no Centro Administrativo. A Facilitadora foi a Procuradora do Trabalho Dra. Andrea Gondim, que explanou o tema “Projeto Liberdade no Ar: Tráfico de pessoas e trabalho escravo.

“Nós que fazemos parte do Ministério Público do Trabalho temos um projeto na rede de assistência em que busca realmente estreitar os laços, trazer o olhar para o tráfico de pessoas para fins de trabalho em condição análoga à escravidão, mostrar como é importante essa atuação em rede e trazer um pouco da nossa experiência para treinar o olhar da assistência”, enfatizou.
Na ocasião, a gerente da Proteção Básica Marwyla Lima reforçou a importância de potencializar as ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e lançou um material sobre o Planejamento Estruturante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“Hoje estamos fazendo o lançamento do nosso material, que foi construído com todas as equipes do Serviço de Convivência, que se chama Planejamento Estruturante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é esse serviço que ocorre em grupos nas unidades de assistência social de proteção básica. E aí nós estamos muito felizes porque concretizamos um sonho que era planejar, reestruturar, pensar coletivamente as demandas que vêm dos territórios e a partir delas propor como vamos trabalhar essas questões junto às famílias e à comunidade. E esse material foi construído mês a mês, cada CRAS ficou responsável, nós organizamos esse material e estamos hoje lançando e vamos fazer uma entrega simbólica às nossas diretoras”, enalteceu.
A equipe do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) participou do Café com SUAS. Colaboradora do Crepop, Marina Queiroz explica sobre trabalho realizado e sobre o motivo da presença no evento.

“Nós fazemos eventos e referências documentais sobre prática profissional nas políticas públicas. Já temos uma vasta biblioteca de documentos, orientando inclusive a prática nos SUAS. E hoje estamos aqui para lançar a 2ª edição da referência técnica de atendimento a mulheres vítimas de violência, que é uma prática que já temos”, concluiu.