quinta-feira - 11/12/2025

Serviço de Inspeção Municipal recebe equipe da cidade cearense de Maracanaú

Por: Edinaldo Moreno

Divulgação/PMM Divulgação/PMM

Nesta semana, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), está recebendo uma comitiva do município de Maracanaú, do Ceará, para conhecer a realidade e todo o trabalho realizado pelo órgão municipal.

O grupo do SIM do município cearense chegou a Mossoró na quarta-feira (10). A visita prossegue até esta sexta-feira (12). Nesta quinta-feira (11), as equipes dos serviços de inspeção dos dois municípios realizaram visitas técnicas in loco nas empresas registradas no SIM.

“A equipe do SIM de Maracanaú está visitando o SIM de Mossoró durante esses três dias para conhecer a realidade do nosso Serviço de Inspeção, todos os processos de trabalho, nossas atividades de rotina, os documentos utilizados nas fiscalizações, o documento das empresas, além das visitas técnicas in loco nas empresas registradas no SIM. Essa visita fortalece o intercâmbio de informações, experiências e atividades de rotina do Serviço”, apontou Allany Medeiros, diretora do SIM/Mossoró.

O Serviço de Inspeção é responsável por fiscalizar produtos de origem animal (como carne, leite, ovos, mel, pescados e derivados) e produtos de origem vegetal (bebidas alcoólicas e não alcoólicas) no âmbito do município de Mossoró. O SIM garante que esses produtos sejam seguros, higiênicos e próprios para o consumo humano, além de estarem conforme a legislação sanitária.

Em 2025, o Serviço de Inspeção Municipal completou 10 anos de existência de uma trajetória exitosa e de reconhecimento nacional pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), sendo, inclusive, referência para estados e municípios do país no quesito fiscalização/inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal.

A primeira lei que criou o SIM/Mossoró foi em 2010. A lei foi atualizada em 2013 e novamente em 2019 para atender às demandas específicas do panorama nacional com relação à fiscalização sanitária dos produtos de origem animal e vegetal. A última atualização ocorreu este ano. O órgão municipal foi implantado oficialmente no dia 29 de maio de 2015, mediante ato normativo publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) da época.

Anterior