sexta-feira - 11/04/2025

Edital do Programa Incluir está em processo de produção para ser lançado

. Nesta semana, uma reunião com representantes de várias entidades, da UERN e SME foi realizada para a construção do documento.

Por: Sayonara Amorim

Programa Incluir garantirá profissional de apoio em sala de aula Foto: Wilson Moreno (Secom\PMM) Programa Incluir garantirá profissional de apoio em sala de aula Foto: Wilson Moreno (Secom\PMM)

O Programa Incluir, criado pela Prefeitura de Mossoró através da Secretaria Municipal de Educação (SME) está em processo de produção do edital para ser lançado. Durante a última semana, uma reunião com representantes de várias entidades, da UERN e SME foi realizada para a construção do edital.


A reunião foi dirigida pelo secretário Leonardo Dantas e pela Primeira-dama Cinthia Raquel Pinheiro e contou com a presença do vereador Petras Vinícius (representante da Câmara Municipal), da pró-reitora de Ensino e Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Fernanda Abreu de Oliveira, Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência Visual de Mossoró Saulo Lucas, Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró (ADEFIM). Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Alexandre Souza Nascimento e representante do Coletivo “Mães que Cuidam” Itla Araújo (mãe atípica).

Durante a reunião, vários pontos foram abordados como: Definição das atribuições do profissional de apoio (auxiliar de sala de aula); Especificar o perfil nos critérios de seleção do profissional; Formação continuada para o profissional de apoio e duração do contrato de dois anos podendo ser renovado. Todos esses pontos foram discutidos e estão sendo analisados.


O Programa Incluir, aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Allyson Bezerra, tem como objetivo contratar auxiliares para dar assistência aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Pessoas Com Deficiência (PCD) contribuindo com o processo de inclusão escolar. A prioridade na contratação será para profissionais formados em pedagogia com especialização com educação especial inclusiva. O município ainda realizará uma capacitação continuada com todos os profissionais que serão selecionados.De acordo com o secretário municipal de educação Leonardo Dantas a reunião teve como objetivo tratar do fortalecimento do decreto referente ao Programa Incluir. “Hoje nós nos reunimos aqui com as representações das mães atípicas e com representante da Uern para fortalecer pontos importantes do Programa Incluir que já foi aprovado e sancionado e agora estamos trabalhando para que chegue às nossas escolas”, ressaltou Leonardo Dantas.

Anterior Próximo