Tamanho da fonte

Assistência Social e Cidadania
Segunda-feira - 05/07/2021

Secretaria realiza atualização cadastral de famílias na Maísa

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, por meio do Cadastro Único, realizou nesta segunda-feira, 5, uma ação na Maísa de atualização e inserção de novos cadastros das famílias. A ação da Prefeitura de Mossoró ocorreu durante toda a manhã.

A coordenadora do órgão municipal, Márcia Silvana, enfatizou que a iniciativa visa fazer a busca ativa dessas famílias que estão com o cadastro desatualizado ou que ainda não são cadastrados diretamente na comunidade para evitar o deslocamento para a cidade.

“Nós temos de estar com a atualização cadastral dessas famílias em dia. Essa iniciativa visa evitar ao máximo o deslocamento dessas famílias para a cidade e por isso estamos realizando essa ação na zona rural. Muitas famílias não tem como se deslocar para Mossoró”.

Para atualizar a situação cadastral, Márcia Silvana explica que realiza uma consulta com o CPF do titular para saber se o beneficiado está com o cadastro em dia ou não. “Quando elas já estão inseridas nós atualizamos o cadastro e no caso de não ter cadastro nós inserimos para que elas (famílias) possam estar também inseridas no Cadastro Único”.

O benefício principal que a maioria da população busca no Cadastro Único é o Bolsa Família, que é o mais conhecido. Outros são da Tarifa Social, do Programa do Leite, isenção de taxa de concurso público, entre outros.

“Está sendo ótimo porque tem pessoas que não tem como se dirigir para Mossoró. Essa iniciativa aqui é boa para justamente a gente fazer esse cadastro”, disse a moradora da Maísa, Maria Lídia, que foi a ação para atualização do Número de Identificação Social, popularmente conhecido com NIS.

“Eu acho muito importante para nós da zona rural de Mossoró. A gente tem de se deslocar para Mossoró e isso tem um custo, tem de pagar taxi de ida e volta. Isso é muito benéfico para todos, não só para mim, mas para os demais. Eu acredito que todos aqui estão satisfeitos com a iniciativa”, falou Clegivânia Maria dos Santos Braga que foi realizar um novo cadastro.

"Estamos fazendo um trabalho de busca ativa, levando o nosso Cadastro Único para junto da população para facilitar o acesso da população", destacou a secretária do Desenvolvimento Social, Janaína Holanda.

Por fim, Márcia Cristina informa que a SMDSJ já tem uma agenda com novas ações para todo esse mês de julho. Pelo cronograma da pasta municipal, a próxima será nesta quinta-feira, 9, no CRAS Belo Horizonte.

Na próxima segunda-feira, 12, a iniciativa retorna para a zona rural. Ela será realizada na Agrovila Apodi. Depois estará   no CRAS Santo Antônio (16 de julho), Lagoinha (19 de julho), CRAS Alto São Manoel (23 de julho) e CRAS Quixabeirinha (30 de julho).

0 Comentário(s)