Tamanho da fonte

Quinta-feira - 02/09/2021

Exposição Auto da Liberdade Memórias é lançada pela Secretaria de Cultura

Foto: Allan Phablo/PMM

A Exposição Auto da Liberdade Memórias foi lançada nesta quarta-feira (1º), no Partage Shopping. A exposição é uma iniciativa da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o shopping. Até o dia 30 de setembro, a exposição que valoriza a memória dos quatro atos da liberdade mossoroense ficará em cartaz. A visitação é gratuita.

Alguns figurinos e acessórios usados pelo elenco das edições anteriores ao longo de de 20 anos de realização do Auto da Liberdade integram a exposição. Quem visitar a exposição também poderá contemplar fotos do espetáculo de autoria de fotógrafos que participaram de edições da Maratona Fotográfica Mossoró Terra da Liberdade. Todo esse acervo foi reunido para preservação da memória e da história da liberdade mossoroense, principalmente após a pandemia da Covid-19 inviabilizar a realização do espetáculo teatral Auto da Liberdade nos dois últimos anos.

“Essa exposição é para gente deixar registrado na história da cultura de Mossoró, que mesmo nesse ano de pandemia, a gente está pensando em expor o que temos de história tratando da liberdade do município de Mossoró. Especialmente a exposição trata dos quatro atos da liberdade. Esse mês de setembro é o mês que se comemora esses quatro atos tomando como referência o 30 de setembro e a Secretaria de Cultura vem fazer essa essa história, essa memória contada a partir do que temos de imagem, a partir do que temos de cenário, a partir do que temos de figurino vinculado aos atos da liberdade do município de Mossoró”, destacou o secretário de Cultura Etevaldo Almeida.

O superintendente do Partage Shopping em Mossoró, Leandro Botelho, ressaltou que o empreendimento fez questão participar da iniciativa cultural e promover a história, promovendo a exposição. “O shopping fez questão de trazer o evento para cá. A gente está muito feliz de fazer essa parceria com a Secretaria de Cultura da prefeitura. Em 2019 mudei para Mossoró e fui assistir o Auto da Liberdade e eu fiquei assim muito emocionado com a qualidade e a grandeza do espetáculo. Fiquei muito triste que o ano passado não pôde ter por causa da pandemia, a gente entende. Esse ano também a gente não vai poder fazer. Assim estamos muito felizes mesmo do shopping está podendo dar um um pouquinho do do espetáculo para cidade e os moradores daqui da região porque eu fiquei encantado com esse espetáculo. Eu acho que a qualidade do que eu vi lá, um espetáculo aberto ao público, a céu aberto com moradores da cidade, acho que eu só tinha visto fora do Brasil. Então, eu estou muito feliz que a gente consegue esse ano pelo menos trazer uma uma recordação desse grande espetáculo da cidade”, comentou Leandro Botelho.

No lançamento da exposição, a Cia Bela Trupe de Teatro apresentou a esquete “Marca de Mossoroense”. A apresentação foi a contrapartida do projeto contemplado com recursos do Prêmio Fomento 2020 Lei Maurício de Oliveira. A esquete abordou os quatro atos de liberdade de Mossoró contados por atrizes e atores interpretando Celina Guimarães, Ana Floriano, o prefeito Rodolfo Fernandes e um escravo. Yasmim Duarte interpretou Ana Floriano, Rayssa Fernandes fez papel de Celina Guimarães, Júnior Félix se apresentou como Rodolfo Fernandes e Adriano Duarte interpretou um escravo. A esquete contou com músicas de Cacau Monteiro e de Danilo Guanaes.

“Ana Floriano foi muito forte no papel dela como mulher, porque enfrentar inúmeras pessoas para conseguir defender o marido e conseguir defender o filho para impor a sua palavra, a sua voz como mulher no momento em que nós mulheres somos muito oprimidas. Ela representa nada mais do que a força da mulher. Sem ela hoje nós mulheres não teríamos nada disso do que temos. Os nossos direitos também não seriam os mesmos e ela conseguiu”, afirmou a atriz Yasmim Duarte.

A Exposição Auto da Liberdade Memórias ficará aberta para visitação no horário de funcionamento do Partage Shopping das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado, das 11h às 22h domingos e feriados.

Todas as recomendações e protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19 serão seguidos pela Prefeitura de Mossoró e Partage Shopping durante a visitação do público à exposição. É obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento social. Será disponibilizado álcool em gel para a higienização das mãos dos visitantes.

Mossoró: Terra da Liberdade
A exposição fala da história da celebração dos quatro atos libertários de Mossoró: Libertação dos Escravos em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea; Motim das Mulheres, em 1875, quando as mossoroenses se manifestaram contra o alistamento militar dos homens na Guerra do Paraguai; Resistência ao Bando de Lampião, em 1927; Primeiro Voto Feminino, de Celina Guimarães Viana, em 1928. Desde 1999 esses grandes marcos da história de Mossoró são contados no Auto da Liberdade para milhares de pessoas em palco ao ar livre, perpetuando os grandes fatos históricos do município.

Exposição Auto da Liberdade Memórias
Período: De 1º a 30 de setembro