segunda-feira - 23/12/2024

Serviço de Inspeção Municipal realiza reunião com Responsáveis Técnicos de empresas registradas

Por: Edinaldo Moreno

Divulgação/PMM Divulgação/PMM

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), realizou na semana passada uma reunião de alinhamento de algumas informações técnicas com os Responsáveis Técnicos (RTs) das indústrias que são registradas no órgão, tanto de origem vegetal, quanto animal.

O encontro contou com a participação de 20 empresas das 28 cadastradas. Diretora do SIM, Allany Medeiros destacou que a reunião foi muito participativa. “Foi uma reunião onde alinhamos algumas situações, repassamos informações, destacamos a importância do Responsável Técnico dentro do processo produtivo da indústria, alinhando o preenchimento documental, de legislação, atualização, rotulagem e dados de produção”.

Allany Medeiros também ressaltou que o RT é peça fundamental dentro do controle de qualidade, além de enfatizar outros assuntos de suma importância nas empresas registradas no SIM de Mossoró. “Falamos também um pouco sobre a importância das análises de rotina da empresa, análise microbiológica e físico-química da empresa e o contato próximo do Serviço de Inspeção Municipal com as indústrias, estando junto para apoiar, estimular que a produção aconteça da forma mais segura possível para aquele produto que vai ao mercado”.

O SIM local é referência em todo o país. Ele foi o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal e o 1º a receber o selo para produtos de origem vegetal. É responsável também pela fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

Todo produto de origem animal ou vegetal, minimamente processado, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.

Anterior Próximo