quinta-feira - 11/12/2025
Prefeitura de Mossoró proporciona noite de encantamento a alunos da zona rural durante visitação ao "Estação Natal"
A ação garantiu aos estudantes que residem na zona rural vivenciarem toda a magia do Natal na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte
Por: Sayonara Amorim
Uma noite encantada, representada por olhos brilhando, sorriso no rosto e muita empolgação. Assim foi a visitação dos 1.200 alunos de 27 escolas da Rede Municipal de Ensino da zona rural de Mossoró, nesta quarta-feira (10). A ação proporcionada pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), garantiu aos estudantes vivenciarem toda a magia do Natal na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, essa visitação já é tradicional, mas tem um significado muito especial para os alunos que residem nas comunidades rurais. “Nós estamos hoje aqui recebendo os alunos da rede municipal da zona rural que terão esse momento mágico com os brinquedos, com a fábrica de doces, com toda essa iluminação maravilhosa. O projeto "Estação Natal" é um sonho para a população e para os nossos alunos da zona rural. É um grande momento de encantamento e tem um significado ainda maior”, destacou Leonardo.

Os 26 ônibus escolares da Rede Municipal de Ensino começaram a chegar antes das 18h, e dava pra ver nas ações de cada criança a empolgação. “Eu tô achando muito legal, eu tenho a alegria de ficar passeando pelos cantos. Eu gosto dos brinquedos, do Papai Noel e, principalmente, das luzes”, relatou Joyce Valentim, 10 anos, aluna do 4º ano da rede municipal na comunidade São Romão.
Para a mãe de Joyce Elídia da Silva Souza, a visitação anual proporcionada pelo município é motivo de muita alegria para todos os alunos da comunidade. “Antes mesmo de descer do ônibus eles já estavam eufóricos. Eu trouxe ela aqui através da escola e graças a Deus nós temos essa oportunidade de proporcionar isso para nossas crianças”, acrescentou.

A alegria das crianças também contagia as mães que estavam acompanhando os filhos na visitação. “É um momento maravilhoso para nós porque lá no sítio não temos essas coisas, quando avisaram que ia ter a visitação os meninos ficaram animados”, comentou Lucicleide Pereira Basílio da Silva, moradora do Assentamento Favela.
O filho de Lucicleide Gustavo, Vinícius Basílio da Silva, 8 anos, que é autista, estava entre os alunos mais empolgados com tudo que estava vivenciando e fez questão de dizer. “Eu gosto muito de tirar foto, brincar aqui nos brinquedos, eu tô achando muito bom”, relatou Vinícius, aluno do 3º ano da Escola Municipal Francisco Ferreira Souza.
Toda a alegria de estar no "Estação Natal" foi descrita por Lígia Fernandes Rodrigues, moradora do Sítio Riacho Grande, que levou as duas filhas, alunas da Escola Municipal Cornélio Barbalho. “Eu já vim outras vezes com minhas filhas e este ano está melhor do que o esperado. As crianças estão amando tudo, já tiramos tantas fotos que o celular já não tá nem cabendo”, declarou Lígia.

“Eu achei tudo muito lindo, muito bem decorado, a iluminação perfeita. É uma coisa maravilhosa, principalmente pra gente que é da zona rural e lá não tem esse tipo de decoração. A Prefeitura proporcionou aos alunos poder vir pra cá para participar, para comemorar, eu achei isso maravilhoso”. O comentário é de Genilza Batista da Luz, que estava acompanhando Ícaro Augusto da Silva Monteiro, 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Cornélio Barbalho de Carvalho, localizada na comunidade Riacho Grande.
