quinta-feira - 23/10/2025
Educação Infantil do município inicia produção de projetos para a IV Semana de Arte e Cultura
A semana de arte e cultura da educação infantil tem como público-alvo: crianças, equipe pedagógica, famílias e comunidade das unidades de ensino de Mossoró
Por: Sayonara Amorim
Com o tema: Luiz Gonzaga e a Cultura Nordestina, crianças da educação infantil da Rede Municipal de Ensino estão em plena produção de projetos que serão apresentados na IV Semana de Arte e Cultura da Educação Infantil (IV SACEI). A semana de arte e cultura acontecerá de 19 a 25 de novembro.
O evento tem como público-alvo: crianças, equipe pedagógica, famílias e comunidade das unidades de ensino de Mossoró. Na Unidade de Educação Infantil (UEI) Adalgiza Fernandes Moreira, por exemplo, as crianças estão desenvolvendo os projetos com o título: O xote das crianças: brincando com a cultura nordestina de Luiz Gonzaga e Unidade de Educação Infantil (UEI) Maria Zélia Guerra onde as crianças estão trabalhando o projeto: Construção do xique xique, planta nativa do sertão nordestino.

A Semana de Arte e Cultura na Educação Infantil é mais uma atividade da Secretaria Municipal de Educação visando a valorização das manifestações culturais locais e nacionais. A semana de arte tem como objetivo promover o protagonismo das crianças por meio de experiências significativas fortalecendo os laços entre as unidades de ensino, família e comunidade.

A IV SACEI homenageia Luiz Gonzaga, ícone da música nordestina, reconhecido como o “Rei do Baião”. Sua obra não apenas enriqueceu o cenário musical brasileiro, mas também se constituiu numa importante expressão da identidade cultural do Nordeste. Supervisora técnica pedagógica da SME, Alaíde Vieira de Andrade Costa reforça a importância de trabalhar o tema com as crianças. “No contexto da educação infantil, trabalhar com Luiz Gonzaga possibilita apresentar às crianças elementos da cultura nordestina de forma lúdica, musical e artística, despertando nelas o senso de pertencimento e orgulho cultural. Além disso, o projeto integra a comunidade e valoriza os saberes populares como patrimônio vivo”, ressaltou Alaíde.