sexta-feira - 28/02/2025
Agricultores mossoroenses destacam importância do programa de corte de terra
Por: Edinaldo Moreno

Nesta semana, agricultores na comunidade Jurema, zona rural de Mossoró, realizaram o corte de terra preparando o terreno para o plantio. Aproximadamente 70 pequenos agricultores da localidade estão inscritos no programa. A Prefeitura de Mossoró distribui 22 litros de óleo diesel para cada família cadastrada, quantidade suficiente para o corte de terra de um hectare.
O programa Semear incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural. Um dos agricultores que prepararam a terra para o plantio foi Francisco Pedro da Silva. Ele reside em Jurema há mais de 25 anos e destaca a importância que o programa tem para o pequeno agricultor no município.
“Eu acho importante porque o pequeno agricultor não tem condições hoje de ter 200 reais para pagar a hora de um trator. Ficamos felizes com essa ajuda da Prefeitura de Mossoró em distribuir o óleo diesel para o agricultor cortar a terra. Estou muito satisfeito de ter cortado minha terra”, disse o agricultor que também é apicultor e tem uma área de 1,5 hectare. Ele planta feijão, milho, melancia, jerimum, entre outros.
Outro agricultor beneficiado com o programa de corte de terra da Prefeitura de Mossoró é Marcos Antônio. Ele acompanhou o tratorista no trabalho em sua propriedade e ressaltou também a importância do programa Semear para o pequeno agricultor. “O programa é muito importante para a gente. É uma grande ajuda para o pequeno produtor fazer o corte de terra com essa ajuda da Prefeitura de Mossoró”, que também planta feijão, milho e melancia.
Solange Nascimento mora na comunidade Jurema há 13 anos e também é beneficiária do Semear. “É muito bom para nós. Tendo essa ajuda incentiva o pequeno produtor rural a plantar e isso é ótimo para toda a comunidade rural”.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) já liberou aproximadamente 55 mil litros de óleo diesel para os agricultores inscritos no programa Semear 2025. O montante de beneficiados com o programa de corte de terra já ultrapassa 4,3 mil.
.jpeg)

.jpeg)