quinta-feira - 27/03/2025
“Abrigo Social” possibilita mudança de vida para assistidos pela Semasc
Por: Solange Santos
A Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), tem ofertado um serviço especializado diariamente com a população em situação de rua, buscando oferecer melhores condições de sobrevivência, com o objetivo de promover mudanças na vida de quem desejar sair da vulnerabilidade e reconstruir uma nova trajetória com mais possibilidades.
O “Abrigo Social” é um dos equipamentos que atende a esse público. Ele foi instalado em 2020, no período da pandemia, quando a população em situação de rua encontrava-se aglomerada nos espaços públicos do município.

“Mossoró e a gestão pública municipal teve a preocupação de ter um equipamento para acolher toda essa população para que pudéssemos garantir também os direitos vinculados à saúde. Quando a pandemia acabou, aquele momento mais acelerado, nós continuamos com o equipamento em funcionamento, garantindo o direito de todos esses cidadãos em um espaço institucional para que pudéssemos promover a ressocialização dessas pessoas no seio das suas famílias”, declarou o titular da Semasc, Etevaldo Almeida.
O "Abrigo Social" tem realizado serviços especializados, oferecendo alimentação, local para descansar e deslocamento para capacitação. O equipamento também disponibiliza a emissão de documentos pessoais, possibilitando que esses cidadãos possam ter acesso ao Cadastro Único. Todas essas ações são realizadas para contribuir com a volta desses indivíduos ao seio da família.
“Faz sete meses que vim de Recife(PE) para trabalhar, mas não deu certo, aí cheguei a surtar porque tenho problemas psicológicos. Fui parar na UPA, depois me encaminharam para o hospital psiquiátrico e de lá me mandaram para o ‘Abrigo Social’. Aqui eu tenho alimentação, moradia e resolvi minha documentação, que eu tinha perdido. Agora vou me casar e morar na minha casa”, disse um assistido do "Abrigo Social".
“Quero agradecer a Deus primeiramente e depois à equipe do ‘Abrigo Social’ que me acolheu, porque se não tivesse me acolhido eu estaria nas ruas. Inclusive, eu perdi todos os meus documentos e estou tirando aqui, para tentar um emprego novamente. Antes de vir para o ‘Abrigo’ eu fiquei alguns dias nas ruas, não procurei ajuda, mas eu via o carro da Prefeitura com a janta para distribuir conosco e um pessoal que cuidava da nossa saúde. Eu louvo a Deus por estar aqui, porque do contrário eu estaria nas ruas. Aqui eu tive a paz de tomar um banho, de poder me deitar. Aqui a equipe cuidou da minha saúde física e psicológica”, concluiu outro assistido do Abrigo Social.