sexta-feira - 12/12/2025
"Estação Natal": Crianças encantam público em apresentações culturais
Por: Thiago Braga
O "Estação Natal" está consolidado calendário de grandes eventos da Prefeitura de Mossoró. Além da magia, brilho, luzes e cenografia especiais que criam ambientes fantásticos remetendo ao Natal, as apresentações culturais no palco principal marcam o projeto montado na Estação das Artes Poeta Elizeu Ventania.
Na noite sexta-feira (12), por exemplo, as crianças encantaram o público presente com lindas apresentações. No palco, os pequenos mostram talento a cada nova apresentação.

Na exibição de "Infância da Luz", o público acompanha o trabalho desenvolvido no curso de iniciação musical infantil. No palco, o resultado das aulas de violão, musicalização, contrabaixo e bateria, ministradas pelo professor Luís Moura, da Escola de Música Dr. Pedro Cirline, sediada na Escola de Artes de Mossoró.
"Essa experiência foi muito legal, porque eu toquei pra toda a minha família e amigos também que estavam na plateia. Todos os meus amigos ali, a gente conversou, a gente sorriu, a gente tocou muito bem. E eu gostei muito de participar, eu tenho certeza que todos os meus amigos também gostaram", comentou Bryan Lucas, 10 anos.

Arthur Miguel, 12 anos, também destacou a sua participação. "Eu gosto bastante de apresentar. Eu achei bem interessante e recomendaria muito as pessoas fazerem a aula e curso de música. Foi uma experiência incrível", frisou.
Em "Amigos da Arte: Natal de Luz", o professor Denilson Duarte contou com a participação especial de crianças assistidas pelos Centros de Referência da Assistência Social dos bairros Alto de São Manoel e Costa e Silva. Em cena, o resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Mossoró e a Fundação Aldenor Nogueira que proporcionou aulas de flauta doce às crianças.

"Estamos aqui aproveitando bem a Estação das Artes. Hoje vamos ter apresentação de flautas com o CRAS Costa e Silva e CRAS Alto de São Manoel. As crianças dos nossos equipamentos envolvidas, inseridas na arte, que isso é muito importante. E esse projeto com a Câmara, em três meses eles já conseguiram tocar, vocês vão ver aí que está um momento lindo", declarou Shirley Targino, secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude.
O curso de flauta doce foi conduzido pelo professor Denilson Duarte que ministra aulas de violão há mais de 12 anos em Mossoró. "A Fundação Aldenor Nogueira através do eixo Cultural, Câmara Cultural, está aqui hoje mostrando o resultado que foi realizado com crianças, através de uma parceria com a Assistência Social. Estamos trazendo essas crianças dos bairros para poder oportunizar elas a felicidade de subir no palco, poder tocar e mostrar o que foi aprendido nesse curso. É uma satisfação poder ver o brilho e a alegria dessas crianças subir no palco e sentir a energia que é tocar", evidenciou Denilson Duarte, professor de música.

"Eu estou encantado. Há pouco tempo a gente estava no camarim vendo o ensaio final para essa apresentação e o encanto realmente que foi essa parceria, beneficiando dois CRASs. É uma experiência rica, inovadora que vem fortalecer o Serviço de Convivência onde essas crianças que a maioria não conhecia o mundo musical, não sabia tocar uma flauta e chegando aqui vendo hoje elas prontas para ser inseridas nesse mundo da musicalização. Isso nos torna muito felizes com esse reconhecimento e essa parceria", pontuou Lucas Fernandes, coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
As crianças, protagonistas da noite, externaram lições que aprenderam nesta jornada cultural. "Eu aprendi várias coisas legais. Eu aprendi várias notas, quando eu peguei na flauta eu não sabia nem tocar, eu achava que a flauta era só uma brincadeira que nem valia a pena, só que agora eu vi que a flauta vale a pena e eu aprendi várias coisas, eu aprendi tocar músicas, aprendi conviver com a flauta, faço curso e é muito legal. Eu não sabia tocar nada, eu fazia só barulho com a flauta, só que aí eu fui aprendendo mais e fui saber que a flauta também pode ser nosso futuro", contou Paula Morais, 9 anos.

"Eu achei ótimo pro desenvolvimento. É muito legal, aprendi várias músicas. No começo eu não sabia tocar, não sabia fazer nada. Depois de eu ter evoluído, eu aconselho que isso pode mudar o seu futuro, o meu futuro e de todos nós, e junto com isso a gente dá orgulho para os nossos pais", disse Marjorie Cecília, 10 anos.
No espetáculo "A Criação do Mundo", o grupo de teatro matutino da Escola de Artes de Mossoró também mostrou muita desenvoltura para a arte. A peça destacou de forma sensível e encantadora, a história bíblica da criação, quando Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo, revelando uma linda mensagem de amor, fé e esperança.

Encerrando a noite de apresentações culturais do "Estação Natal", foi a vez da exibição do espetáculo "Encanto", do grupo de teatro infantil, do turno vespertino, da Escola de Artes de Mossoró. A história leva até a Colômbia para conhecer a família Madrigal, que vive em uma casa mágica onde todos recebem dons especiais, exceto a protagonista Mirabel, que descobre que seu verdadeiro poder está na coragem, no amor e na união familiar.