segunda-feira - 10/03/2025
"Vivi muito, trabalhei muito, lutei e fui guerreira também", celebra Edith Souto, homenageada no Tributo Ana Floriano
A escolha da homenageada para receber a comenda Ana Floriano 2025 foi feita por uma comissão presidida pela secretária de cultura Janaína Holanda
Por: Sayonara Amorim

A décima sétima comenda “Ana Floriano” foi concedida à Edith Souto, personalidade mossoroense escolhida para ser homenageada com o tributo. A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira, 10, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.
Edith Souto recebeu a comenda das mãos do prefeito Allyson Bezerra que destacou a trajetória da homenageada e sua importância tanto no setor empresarial como na área política. Edith Souto atuou por muitos anos ao lado do esposo Francisco Ferreira Souto, na administração de uma das mais importantes indústrias de beneficiamento de sal marinho de Mossoró, a F. Souto Comércio e Indústria de Sal. Além da atuação no setor industrial e comercial Edith Souto também atuou na política local com uma trajetória atuante.
A escolha da homenageada para receber a comenda Ana Floriano 2025 foi feita por uma comissão presidida pela secretária de cultura Janaína Holanda. “A comenda Ana Floriano é a maior comenda que o município concede a uma personalidade mulher e a comissão trabalha critérios muito específicos, principalmente a contribuição que a homenageada deu a Mossoró. Dona Edith tem uma história de trabalho elo município, então esse é um reconhecimento importante e eu fico mito feliz em ter presidido essa comissão que vai conceder essa honraria a dona Edith”, frisou Janaína Holanda.
Edith Souto chegou à Estação das Artes acompanhada por familiares e amigos, demonstrando muita emoção. “Eu estou me sentindo muito orgulhosa e feliz, são muitos anos de vida, 90 anos. Vivi muito, trabalhei muito, lutei e fui guerreira também. Sou da família Fernandes, responsável pelo desenvolvimento econômico de Mossoró. Eu estou feliz demais me sinto guerreira como Ana Floriano”, declarou Edith Souto.
O prefeito Allyson Bezerra ressaltou a importante contribuição de Edith Souto no desenvolvimento econômico de Mossoró através da indústria salineira. “Se hoje Mossoró abastece com sal marinho toda a cadeia industrial e química, dona Edith tem uma participação ímpar nesse setor. Hoje nós estamos aqui fazendo esse reconhecimento entregando a ela a premiação mais importante concedida a uma mulher no município de Mossoró”, ressaltou Allyson Bezerra.
TRIBUTO ANA FLORIANO – Criado através da Lei Nº 2672, de 26 de novembro de 2010. Dispõe sobre a criação do Tributo Ana Floriano que visa homenagear a mulher mossoroense, quando das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. O Tributo é concedido anualmente a uma mulher de destaque em Mossoró.
A homenagem é prestada em forma de comenda, devendo ser agraciada uma mulher de destaque que contribuiu para o desenvolvimento político, social, cultural e econômico da cidade de Mossoró. A escolha da homenageada é realizada por ato discricionário e exclusivo da Chefe do Executivo, respaldada por relatório de uma comissão designada por portaria.