segunda-feira - 28/05/2018
Unidade Básica de Saúde Conchita Ciarlini celebra 20 anos de municipalização
Por: Comunicação
Uma das primeiras técnicas em enfermagem da UBS Conchita Ciarlini, Ana Karina.[/caption]
Umas das primeiras técnicas em enfermagem da UBS Conchita Ciarlini, Ana Karina, hoje aposentada, relembra que antes de ser municipalizada a UBS pertencia ao Governo do Estado e que a prefeita Rosalba Ciarlini salvou uma vida na UBS durante uma visita em 1989. “Lembro que no primeiro ano que Rosalba foi prefeita ela veio visitar a UBS e coincidiu que chegou uma avó, desesperada, com sua neta desfalecida. Assim que viu a prefeita, essa avó entregou a criança nos braços de Rosalba. Eu fiquei impressionado que Rosalba correu pra uma maca e salvou a criança de um engasgamento.", recorda Ana Karina do momento que marcou a primeira visita de Rosalba a Unidade de Saúde.
[caption id="attachment_4821" align="alignnone" width="1024"]
Gerente da Unidade, Claudia Alencar, em comemoração aos 20 anos da UBS Conchita Ciarlini.[/caption]
A gerente da UBS Conchita Ciarlini, Cláudia Alencar, agradeceu a presença de todos e reforçou que a UBS vem trabalhando para ajudar a população mossoroense. “Aqui nós somos uma família e estamos juntos nos mais diferentes momentos com um único objetivo: garantir os atendimentos preconizados pelo SUS à população.”, destacou Cláudia Alencar.
A gerente executiva de Saúde, Joaniza Vale, afirmou que mora há mais de 40 anos no bairro e que antes as condições de atendimentos eram muito precárias na Unidade. “Nós não tínhamos uma UBS decente para ofertar atendimento à população, graças à sensibilidade da prefeita Rosalba Ciarlini conseguimos resgatar essa UBS e oportunizar um melhor atendimento à comunidade”, pontuo Joaniza Vale.
[caption id="attachment_4824" align="alignnone" width="1024"]
Filho de Conchita Ciarlini, Osório Ciarlini, agradece o carinho e iniciativa dos servidores em relembrar esse momento.[/caption]
[caption id="attachment_4823" align="alignnone" width="1024"]
Momento em que Osório Ciarlini coloca quadro com fotografia da mãe Conchita Ciarlini.[/caption]
Maria da Conceição da Escossia Ciarlini (Conchita Ciarlini)
Nascida no dia 12 de julho de 1960, em Mossoró, graduou-se no curso de Enfermagem pela Universidade Gama Filho do Estado do Rio de Janeiro. Sendo funcionária pública federal concursada, na qual exerceu o cargo de enfermagem no Hospital do Ministério do Exército nos Estados do Rio de Janeiro, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Também foi enfermeira concursada da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, onde chegou a trabalhar no Hospital da Polícia Militar. Conchita Ciarlini faleceu em 31 de maio de 1995, deixou três filhos: Ana Carolina Ciarlini Jaegge, Victor Ciarlini Jaegge e Osório Ciarlini Sampaio.
[caption id="attachment_4825" align="alignnone" width="1024"]
Quadro com nomes de servidores que fazem parte dos 20 anos da Unidade Básica de Saúde Conchita Ciarlini.[/caption]
[caption id="attachment_4827" align="alignnone" width="1024"]
Movimento Arte e Violão na comemoração dos 20 anos da UBS Conchita Ciarlini.[/caption]
Tags: