sexta-feira - 07/03/2025
SIM/Mossoró apresenta atuação no SISBI/POV para delegação de Goiás
Por: Edinaldo Moreno

A equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), se reuniu com a equipe da Superintendência Federal de Agricultura do estado de Goiás(GO) para apresentar o trabalho desenvolvido pelo órgão mossoroense sobre a integração ao SISBI/POV. O encontro, realizado de forma virtual, ocorreu nesta quinta-feira (6).
Diretora do SIM/Mossoró, Allany Medeiros destacou que a delegação goiana solicitou a conversa para entender como se deu o processo de integração, de adesão, desde a parte documental até a execução na prática das fiscalizações e também a questão do laboratório para fazer as análises oficiais de rotina dos produtos de origem vegetal, no caso as bebidas.
“Tivemos um momento de conversa com os profissionais do estado de Goiás para apresentar a realidade da nossa atuação no quesito SISBI/POV. O secretário Faviano Moreira participou da reunião virtual mostrando a importância do apoio do gestor junto a equipe técnica para que o serviço se fortaleça, possa ser executado de forma satisfatória”, disse.
Allany Medeiros também ressaltou que a equipe técnica da superintendência de Goiás demonstrou bastante satisfação em conhecer o trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal, elogiando a atuação prática e o reconhecimento do trabalho desenvolvido.
“A equipe técnica da Superintendência de Goiás considera Mossoró como 'case' de sucesso no quesito da fiscalização vegetal, no caso das bebidas. Então, a gente fica muito feliz em poder apresentar a nossa realidade, inclusive para estados bem mais desenvolvidos que o nosso, na expectativa de que esse Estado possa replicar a atuação do Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró para os municípios e que eles possam também levar um pouco da nossa capacidade técnica de execução do trabalho do SIM/Mossoró”, finalizou.
O SIM no município é referência em todo o país. Ele foi o 1º a receber o selo para produtos de origem vegetal e o 24º serviço a receber equivalência de produtos de origem animal. É responsável pela fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.
Todo produto de origem animal ou vegetal, para ser comercializado precisa estar carimbado ou rotulado, constando dados sobre o fabricante e o produto, além do órgão fiscalizador. Produto não identificado é de origem desconhecida, clandestino.